O bebê chegou! E agora?

Dicas para mamães e papais de primeira viagem

Quando um casal decide que é hora de ter um filho, começa uma etapa de muita preparação. Antes e durante a gravidez, a família precisa se organizar para a chegada do herdeiro: quarto, enxoval, pré-natal e todo o acompanhamento médico. Futuras mamães e papais estudam para saber cuidar do novo membro da família e algumas regras são essenciais para seguir nos primeiros dias com o filhote nos braços.

Amamentação - A amamentação é um dos principais cuidados da mãe com o recém-nascido. O leite materno, segundo o Ministério da Saúde, é o único alimento que o bebê precisa até os seis meses de idade. A indicação do aleitamento exclusivo significa que não é necessário dar nem chá nem água aos recém-nascidos, apenas o leite da mãe. Para amamentar, é recomendável deitar o bebê de frente para a mamãe, com a cabecinha apoiada na dobra do braço dela. A boquinha da criança deve abocanhar todo o mamilo para sugar o leite corretamente. As mães que tenham dificuldades podem procurar orientação nos Bancos de Leite.

Sono - Um recém-nascido dorme de 16 a 18 horas diárias e pode acordar apenas para ser alimentado. O período inicial do sono é leve, mas cerca de 20 minutos depois, o bebê dorme profundamente. Se for acordado no início do sono, pode ter dificuldades para voltar a adormecer, e isso pode deixá-lo irritado. Por isso, diminua a luz, acalente o bebê e deixe-o dormir num local tranquilo. Nos primeiros dias de vida, o número de visitantes que querem conhecê-lo pode ser grande, contudo explique a amigos e familiares que o bebê precisa de tranquilidade.

Acompanhamento médico - É importante que o recém-nascido seja acompanhado por um pediatra desde a maternidade. Logo que nasce, o bebê é pesado, e esse procedimento se repete antes de mamãe e criança deixarem o hospital. A partir daí, é importante seguir as orientações do pediatra e manter as visitas ao médico para verificar se o neném está ganhando peso e em boa saúde. O profissional de saúde também vai orientar os pais quanto a vacinas e exames necessários no início da vida da criança, como o teste do pezinho.

Cólicas - Muitas mães de recém-nascidos sofrem com o choro incessante dos bebês. Se seu filhote já está trocado, alimentado e segue ganhando o peso devido, pode ser que ele esteja com cólicas. Elas são normais em recém-nascidos, pois fazem parte do amadurecimento do sistema digestivo. O melhor remédio para o problema é o leite materno. Outra dica é aquecer uma fraldinha e colocá-la na barriga do bebê. Cuidado para não deixá-la quente, apenas morna.

Banho - O importante é apoiar o corpo e a cabecinha do bebê. Verifique a temperatura da água, tomando cuidado para que ela não esteja muito quente. Os bebês podem ficar inseguros na água. Uma dica é deixar uma fraldinha de tecido sobre ele e retirá-la já dentro da água. Antes de dar o banho, separe tudo o que vai precisar, como toalha, produtos de higiene, fralda e roupa. Jamais deixe o bebê sozinho na banheira.

Posição de dormir - O Ministério da Saúde afirma que a posição mais segura para seu filho dormir é de barriga para cima. Procure fazer seu bebê arrotar antes de colocá-lo no berço para que o leite não volte. Se ele regurgita demais, pode ser que tenha refluxo. Nesse caso, procure um médico e incline a base do berço, não ultrapassando os 45 graus. É importante não deixar objetos na caminha da criança, como brinquedos ou travesseiros, para evitar sufocamento. Também não se esqueça de prender bem o lençol do berço no colchão.

Passeios - Recém-nascidos podem sair para passear com os pais. Deixar a casa é positivo para a mamãe e para o bebê, especialmente se ele puder tomar um banho de sol pela manhã. O sol é importante para estimular a produção de vitamina D. O que a mãe deve evitar com o recém-nascido são lugares fechados e com aglomeração de pessoas, como shoppings e supermercados. Frio, vento, ar-condicionado também podem ser nocivos para o bebê, especialmente nos primeiros meses de vida.

Roupas - Mães de recém-nascidos devem evitar que eles tenham frio e tomem vento. Por isso, é importante proteger especialmente o topo da cabeça, ouvidos e pescoço do neném. As mães devem ficar atentas também ao excesso de roupas, que pode causar desidratação. A sensação de temperatura do recém-nascido não é muito diferente da sua. Assim, a dica é abrigá-lo apenas um pouco mais que você mesma. Se você está de regata, ele pode estar de camiseta de manga curta. Se você usando manga curta, ele pode estar de camiseta de manga comprida

Cuidado com a mãe - Quando nasce um bebê, nasce também uma mãe. E assim como o recém-nascido está frágil, a mãe também fica fragilizada nos primeiros dias de vida do pimpolho. Isso acontece especialmente por conta de alterações hormonais. Então, é importante que ela também tenha apoio nos primeiros dias após o nascimento da criança. Para garantir uma boa produção de leite, ela precisa dormir e se alimentar bem, além de tomar muita água. Como é difícil dormir com um recém-nascido, é importante que ela tente repousar nos momentos em que o bebê estiver dormindo.

Fonte: Ehow

 

Veja também