O parque temático mundo a vapor em canela

Um pouco da história dessa atração turística idealizada por mentes inventivas

 

Podíamos falar sobre máquinas. Explicar sobre a força do vapor de água sob a alta pressão e a alta temperatura. Ou contar sobre como funciona a energia mecânica.

Mas para explicar quem somos e porque existimos, escolhemos falar sobre outro tipo de máquinas, as que produzem sonhos. Preferimos falar sobre outra forma de força, aquela que nasce de um legado. E também consideramos mais interessante contar sobre a energia movida por um ideal.

Essa é a verdadeira história do Mundo a Vapor, parque temático idealizado por mentes inventivas e corações apaixonados. Aquilo que durante anos foi objeto de trabalho e sustento da família Urbani tornou-se inspiração para presentear Canela e o Sul do Brasil com um lugar inédito: um parque cheio de vida, arte e movimento, onde a história das máquinas a vapor se revela.

Na década de 20, a oficina mecânica de Ernesto Urbani atendia as serrarias que eram movidas por grandes máquinas a vapor. Herdeiros do seu talento, os filhos Omar, Benito e Hermes cresceram dentro da oficina que consertava os locomóveis. Apaixonados por máquinas a vapor, eles tinham a oficina do pai como um laboratório para a criatividade, onde passaram a criar artesanalmente diversas réplicas, reproduzindo o processo industrial de maneira minuciosa e encantadora.

Este passatempo prazeroso inspirou um novo negócio. Em 1991 o Parque Temático Mundo a Vapor tornou-se real, apresentando máquinas em miniatura de proporções exatas, detalhes perfeitos e funcionamento mecânico completo. O Mundo a Vapor é muito mais do que um atrativo turístico que exibe um incrível trem. É entretenimento com conhecimento. Então permita-se descobrir mais sobre arte e movimento e você irá entender por que existimos.

Existimos porque somos movidos a sonhos. Porque honramos nosso legado. Existimos porque a cada novo dia mantemos vivo o ideal daquele que dedicou todos os seus dias ao Mundo a Vapor. Benito Urbani é nossa fonte de inspiração. É por ele, seus irmãos e pelos milhares de visitantes que recebemos a cada ano que a história das máquinas a vapor é contada com verdade, respeito e amor.

Prepare-se para conhecer um lugar único. Viva esta experiência lúdica, interativa e surpreendente. Apenas sinta. E guarde o que tocar o seu coração.

Texto Adriana Silveira

Fotos Leonid Streliaev

Release: Caren Urbani Facchin e Aline Viezzer

Veja também