ONDM reúne cases de sucesso e discute perspectivas para o mercado da moda

Empresários e profissionais do setor compartilharam suas experiências

 

A terceira temporada do ONDM - O Negócio da Moda, um dos maiores eventos de compartilhamento de conhecimento dos setores de moda e negócios, começou na terça-feira (19/09) e seguiu até quinta-feira (21), reunindo grandes profissionais da área, estudantes, empresários, jornalistas e aficionados pelo universo da moda. Como nos anos anteriores, o ONDM teve como palco o Maria’s Eventos, em Camboriú, litoral norte de Santa Catarina.
Cerca de 2.000 pessoas passaram pelas palestras e atividades do evento. Para o idealizador do ONDM, Ivan Jasper, a palavra-chave desta edição foi inovação. “Percebemos que ninguém falou a palavra crise; pelo contrário, o que mais ouvimos foi a vontade de aprender, de investir, de interagir e com isso crescer”, destaca. 

BUSINESS
O primeiro dia do encontro foi marcado pela participação de importantes gestores do setor, como Sônia Hess de Souza (LIDE-SC e ex-Presidente da Dudalina) e Vicente Donini (Presidente do Conselho do Grupo Marisol), que apresentaram o painel “Empresários Fantásticos”, mediados pelo Diretor de Negócios da NSC Comunicação, Delton Batista.
A frente da gestão sustentável e da comunicação da gigante varejista C&A, Rozália Del Gaudio abriu sua palestra reforçando o papel de comando do cliente. “Não é possível pensar numa indústria que empurre o produto ao consumidor, é imprescindível entender quem é ele e o seu poder de decisão na hora da compra”, ressalta a gestora. 

Larissa Ortiz, representante da Editora Globo, discursou sobre o sucesso e como conectar-se com o público, desenvolvendo um olhar diferenciado e buscando identidade própria. “Panoramas, desafios e ações” foi o tema abordado por Carlos Chiodini, Secretário da SDS/SC. Com mais de 25 anos de experiência em consultoria e forte atuação na área de Tecnologia, Supply Chain, Gestão Estratégica e Processos de Negócios, Hércules Maimone, sócio da PwC, levou ao grande público o painel “Grandes Transformações na Indústria da Moda”.

Encerrando o primeiro dia de ONDM, o economista, escritor e consultor de moda italiano Enrico Cietta apresentou a palestra “Por que um modelo de negócios vale mais do que uma boa coleção”. Cietta lembrou os inúmeros negócios que a indústria fashion pode gerar, direta ou indiretamente, e reforçou a importância de um bom modelo de negócio: “Uma empresa pode não ter uma estratégia, mas não pode deixar de ter um modelo de negócios”, afirma o economista.

DESIGN E COMPORTAMENTO
O segundo dia trouxe a pauta “Comportamento e Design”, debatendo a reinvenção do varejo de moda com o ousado (e ovacionado!) estilista Ronaldo Fraga; na sequência, o painel “Do design ao corpo: estilo e comportamento do consumidor” reuniu importantes nomes da moda, como Adriana Zucco, diretora criativa da Colcci, que salientou a necessidade da flexibilidade e de se renovar para surpreender o mercado. Já a cofundadora e diretora criativa da Lua-luá, Michele Gevaerd, disse que apostar em um mix diverso de produtos, com rapidez em novidades, pode funcionar. “Regionalidade também é uma das palavras-chave para conquistar a clientela”, destaca Rafaella Marquete, estilista da Malwee.

Encerrando a noite, “Os caminhos da alta costura” foram analisados pelo renomado estilista Samuel Cirnansck, que encantou a plateia com um desfile – até então surpresa – preparado especialmente para os participantes do ONDM.

MARKETING E MERCADO
No terceiro e último dia de ONDM o tema principal foram as práticas de Marketing no setor. Para o Vice-Presidente do Grupo Morena Rosa, Lucas Franzato, está na hora dos profissionais da moda enxergarem as novas oportunidades e juntos fortalecerem ainda mais o segmento. Franzato participou do painel “Harmonização, expectativas das ações da marca e do consumidor”, ao lado de outros grandes nomes como Betulla Vicentino (Recco), Julia Baruffi (Laci Baruffi), e Osni de Oliveira Junior (Circulo).

A jornalista Laura Coutinho mediou o painel sobre Marketing de moda. “Arrisco dizer que o ONDM é hoje o maior e mais importante evento de conteúdo de moda do Brasil. Temos semanas de moda, lançamentos de coleções, mas um evento de conteúdo, de ‘pensar moda’, é o único, por isso acredito que se firma como um dos principais do Brasil”, acredita Laura.

Os influenciadores digitais, ou influencers, protagonizaram a painel. Para os gestores presentes, os formadores de opinião locais, muitas vezes com menos seguidores mas uma relação mais próxima e verdadeira com o público, devem ganhar força. “Os grandes influencers, que estão com grandes contratos, já não passam mais tanta credibilidade”, finaliza Laura Coutinho, que esteve pela terceira vez no ONDM. 

O último dia da conferência também recebeu Maurício Panfilo, Head de pesquisas da Editora Abril, que abordou como atingir o coração (e o bolso) da geração X – muitas vezes esquecidas em campanhas de moda. Pedro Barbastefano, CEO da revista 29 Horas, falou sobre a presença da Moda nos ambientes dos aeroportos. Sandra Boccia, da revista “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”, falou sobre Tecnologia e inovação.

O nome mais aguardado e celebrado da programação de quinta-feira, Emicida fez o público prestar (muita!) atenção durante 1 hora de palestra. O rapper e criador da marca LAB – Laboratório Fantasma falou sobre as inúmeras dificuldades que passou, tanto na música como na moda, sobre o preconceito que ainda é muito presente no setor, padrões, sonhos, criatividade e a forte influência da música nas comunidades e na moda. Emicida finalizou a sua participação mostrando, em vídeo no telão, o seu mais recente desfile apresentado na São Paulo Fashion Week.

Tudo indica que a história do ONDM – O Negócio da Moda está apenas começando a ser escrita. Em 2018 tem mais.
 
Release: Davi Paes e Lima | Assessoria de imprensa ONDM - O Negócio da Moda

Veja também