Outubro Rosa em Araranguá

Campanha de 2013 acrescentou a prevenção ao câncer do colo do útero

Todo ano no mês de outubro, o cor de rosa aparece com destaque em vários lugares por todo o mundo, lembrando que chegou o Mês Mundial de Prevenção ao Câncer de Mama. Prédios são iluminados, laços enormes espalhados pelas cidades, títulos em manchetes de jornais aparecem rosas, vitrines em cor de rosa, grupos com camisetas nesta cor se mobilizam pelos bairros, todos – empresários, população e entidades, sem distinção – são convidados a se sensibilizarem com um mês inteiro de conscientização sobre o câncer de mama, surgido em 1990 nos Estados Unidos, durante a Primeira Corrida pela Cura com distribuição do laço cor de rosa lançado pela Fundação Susan Komen for the Cure, já outras teorias falam que o símbolo surgiu na2ª edição do National Breast Cancer Awareness (BCA), concedido pela Estee Lauder, em 1992, onde havia o objetivo de aumentar os recursos do tratamento através das vendas dos laços e cartões. Sem uma afirmação oficial, o que se sabe é que de lá para cá as entidades de todos os cantos do planeta iniciaram estas campanhas anuais, no mês de outubro.

 

E os motivos não são poucos, pois segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) somente em 2012, 52 mil mulheres foram diagnosticadas com câncer mamário, lembrando que a doença acomete também homens. Ainda, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres no Brasil, e o ideal de prevenção continua sendo o diagnóstico precoce, o qual dá maior chance de cura com um mínimo de sequelas. E incentivar esta prevenção para detectar e buscar o tratamento para a cura é a forma que os municípios brasileiros encontram de enaltecer o Outubro Rosa. Em Araranguá está ocorrendo, durante todo o mês, palestras, caminhadas, orientações, eventos, mutirões preventivos e de exames, incentivando as estratégicas mais importantes para detecção do câncer: o autoexame feito tanto pelas jovens quanto mulheres de mais idade, da mamografia para acima dos 40 anos, e de exames clínicos anuais nas mamas. Conforme indicação do Ministério da Saúde, os exames devem ser realizados na rede pública a cada dois anos, porém em Araranguá se estabeleceu a realização anual e, dependendo do diagnóstico a cada dois ou seis meses. Além disso, a secretaria de saúde ressaltou que esse ano a campanha Outubro Rosa no município incorporou também a prevenção do câncer no colo do útero.

 

Em conjunto, as voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer e as Secretarias municipais de Saúde, Cultura, Educação, Assistência Social e Habitação são as responsáveis pelas atividades sendo desenvolvidas na Cidade das Avenidas.

 

Um dos pontos mais enfatizados pelas autoridades na abertura oficial do Outubro Rosa, em 1º de outubro, é este diagnóstico tornar-se um discurso durante os doze meses do ano. “Rosa e outubro são simbologias, mas a prevenção é algo que deve ser feita o ano inteiro e com todos os tipos de cânceres”, ressaltou o prefeito Sandro Maciel, a mesma opinião é a da presidente da Rede Feminina, Clarice de Oliveira, que falou que a mobilização da sociedade é um esforço maior nesse mês no mundo inteiro, mas que os trabalhos de orientação precisam acontecer durante o ano todo.  “Precisamos alertar a maior quantidade de pessoas possíveis, os números sobre esta doença são muito alarmantes”, afirma.

 

 

A programação do Outubro Rosa Araranguá é seguinte:

 

- Dia 4, às 15h30, missa da saúde na igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens.

 

- Dia 7, às 14h30, Caminhada e Abraço na Praça, com saída da rótula do Relógio do Sol, no bairro Cidade Alta, com o final na praça Hercílio Luz.

 

- No dia 16 haverá um culto ecumênico às 19h, na praça Hercílio Luz; dia 19, das 8h às 12h, mutirão de mamografia na Unidade Central Bom Pastor.

 

- Dia 20, às 15h, Tarde Cor de Rosa, no Clube Grêmio Fronteira, sob a coordenação da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Ingressos: R$ 20 reais.

 

- Dia 26, mutirão de mamografia na Unidade de Saúde Bom Pastor, das 8h às 12h. Das 8h às 12h e das 13h às 17h, mutirão preventivo nas 15 Unidades de Saúde do município.

 

- Dia 29, às 15h, será ministrada a palestra “Saúde Preventiva para Mulheres”, com profissionais da Rede Municipal de Saúde, no Grêmio Fronteira às 15h.

 

- Dia 31, exposição de fotos das atividades desenvolvidas no Outubro Rosa Araranguá.

 

Informações: Assessoria da Prefeitura Municipal 

Veja também