Pedagoga cria o Sarau da Leitura

Projeto tem como objetivo incentivar menores a ler

Incentivar as crianças de São João do Sul - SC a se interessarem pelo mundo mágico da leitura é um dos projetos fundados pela pedagoga Milena Borba. "Eu tenho muitos projetos na área da educação e um deles é incentivar a leitura nas crianças com o meu sarau", fala.

 

Milena, através do Sarau da Leitura - Um projeto de incentivo à leitura por prazer, usa textos de internet para interagir com  crianças de 7 a 12 anos de idade. "Eu não tenho livros para fazer o sarau, todos os textos são imprimidos por minha conta, além das fantasias", declara. De acordo com ela, nenhum órgão público dá apoio ao projeto.

 

A ideia começou em 2008 na garagem da casa da pedagoga. "Além de ler para as crianças, eu dava lanche e me fantasiava, usando o encanto de ler brincando", relembra. Desde então, Milena não parou e quer juntar ainda mais pequenos leitores.  "Eu tenho muita vontade de divulgar em toda a Santa Catarina uma formula diferente de fazer as crianças a gostarem de ler um bom livro".

 

A importância da leitura

 

 

"Ler histórias aproxima as crianças do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita", ressalta. Ela explica que a leitura está relacionada ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar.

 

"É importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos desde cedo e de sua participação frequente em situações diversas de conto e leitura", finaliza.

 

Da redação - Filipe Gabriel

 

Fotos: Divulgação 

Veja também