Pesquisadores catarinenses participam da Mostratec em RS

Alunos  representam estado na maior feira tecnologica para jovens da América Latina

 

Vinte e cinco jovens pesquisadores de Rio do Sul, Joinville, Camboriú, Jaraguá do Sul, Araranguá, Itapiranga, e Canoinhas (SC) representam o estado na 33ª Mostratec - Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 23 a 25 de outubro de 2018, das 13h30 às 21h, com entrada franca. O evento, considerado o maior do gênero na América Latina, terá representantes de 22 países e de todos os estados brasileiros. A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, organizadora do evento, estima receber mais de 30 mil visitantes nos três dias do evento.

Os alunos Rúbia Batista Viana, Paola Ayme Castilho da Fonseca e Lucas Sacht, do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul, pesquisaram sobre o poder de cicatrização da casca da banana. Para facilitar a utilização, o extrato seco de casca de banana seria usado na fórmula de sabonetes. Os pesquisadores verificaram que a população já vinha utilizando essas cascas no tratamento de feridas, queimaduras e fissuras na pele. Os estudantes Artur Alano Daniel e Ana Carolina Rossa Burato buscaram conscientizar a população, através de questionários, a respeito de uma energia não prejudicial à saúde e ao planeta, o Biogás. Essa substância é formada por metano e gás carbônico, obtidos através de lixo orgânico e dejetos humanos e animais.

A Mostratec reúne jovens cientistas entre 14 a 20 anos de idade de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Nesta edição da feira serão apresentados 755 projetos divididos entre 420 na Mostratec com estudantes do Ensino Médio e Técnico e 335 na Mostratec Júnior, divididos em alunos do Ensino Fundamental com 263 projetos e da Educação Infantil com 72 projetos, distribuídos em 13 diferentes áreas. Além do Brasil, participam estudantes de 21 países: África do Sul, Argentina, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Hungria, Índia, Indonésia, Itália, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Tunísia, Turquia e Uruguai. Paralelamente, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec – Feevale – Sesc e o Festival Maker Mostratec de Robótica.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 33 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: APM, Intel, Broadcom, Corsan, Prefeitura de NH, Sintec/RS, AD Liberato, Braskem, Killing, SKA, Executive, Assembleia Legislativa RS, Informatize, Vilage, Abric, IBTeC, Câmara Municipal de Novo Hamburgo, Orisol, Feevale, Unisinos, Faccat, Univates, Ulbra, UniRitter, Unopar, Ftec, QI, Cursão do Fabão, 20th English, Wizard, TopWay, Aurora Educacional e Menção Honrosa Unesco

Mais informações em www.mostratec.com.br .

Fonte: Marta Araujo | Jornalista

Veja também