Plano de Desenvolvimento: Araranguá começa a escrever o futuro

Maior cidade do Extremo Sul recebeu evento de lançamento do Plano, elaborado pela Unesc, Sebrae/SC e Amesc


A noite desta quinta-feira (24/03) marca um novo momento para Araranguá. A partir de agora os araranguaenses, além de tomar conta do presente, miram o futuro.

Isso é possível por meio da elaboração do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico, lançado em evento que reuniu autoridades e comunidade da cidade e região que lotaram o auditório Plínio Linhares, no Center Shopping Araranguá.

O planejamento é realizado pela Unesc, Amesc e Sebrae/SC e se estenderá aos outros 14 municípios do Extremo Sul. Agora, a comunidade de Araranguá poderá apresentar as suas ideias em workshop que será realizado no dia 8 de abril.

Para a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, este é um momento histórico para a Universidade e para a Amesc. “Este momento nos convoca a enxergar muitas oportunidades para o desenvolvimento desta região, com a participação de todas as pessoas que residem neste local. A Amesc tem muitos potenciais, com uma história linda de imigrantes que chegaram aqui, construíram as suas trajetórias e que agora, com as suas famílias, suas histórias, precisam construir novos legados, novos projetos. Nós estamos aqui com o Sebrae/SC para poder desenvolver esta região não somente entre quatro paredes, mas envolver todas as pessoas que querem construir os seus projetos de vida para os próximos dez anos”, enfatiza.

Ainda para a pró-reitora, mais uma vez a Universidade emprega o seu caráter comunitário. “Nós acreditamos, como Universidade Comunitária, que conhecemos esta região e cada detalhe que ela compõe, que temos condições de apoiar todos os prefeitos, todos os vereadores e os demais atores que fazem parte deste território a pensar em um futuro sustentável para a região”, destaca Gisele.

Ao todo, serão 30 encontros entre os lançamentos e workshops que servirão como um canal de interlocução entre Universidade, Sebrae/SC e Amesc com a comunidade das 15 cidades. Após este processo de escuta, a Unesc fará uma proposição de objetivos estratégicos, de visão de futuro e apresentará o resultado do diagnóstico e para onde ele aponta.

União pelo crescimento

“Sozinho somos só um. Juntos somos 15”. A frase do prefeito de Araranguá, César Cesa, resume bem a importância da união em busca do crescimento do Extremo Sul e neste contexto, para ele, o Plano é de suma importância. “Sempre digo que temos que pensar e trabalhar muito porque o mundo está cada vez mais competitivo. Se você não tiver estas informações que a Unesc fornece, tem uma chance grande de errar, então com os dados em mãos, a chance de errar diminui muito, pois tem tudo projetado, seja no agronegócio, seja no turismo. São estas informações que nos dão uma chance menor de errar. Hoje falamos que não dá para crescer sozinho e nós temos a necessidade de criar um projeto em conjunto para o Vale do Araranguá. É isso que vai trazer o turista, que vai mexer na nossa cultura, que vai nos elevar”, comenta.

Na história

Ainda para o prefeito, a noite desta quinta-feira entra para a história de Araranguá e da região. “Temos que guardar este dia porque com planejamento poderemos ir mais longe. Temos consciência de que a nível de turismo possuímos diversos atrativos e temos que fazer com que o Brasil e o mundo conheçam isso. Temos certeza de que somos grandes produtores de arroz, mas também já fomos de melancia e de abacaxi. Temos certeza de que somos um polo estudantil hoje. Temos certeza de que quando a cidade foi projetada, avenidas foram construídas visando o futuro. Temos o marco de 2033 que precisamos cumprir. Não dá para pensar em fazer uma cidade de futuro sem que se preserve a natureza”, conclui.

Apresentação da metodologia

A metodologia da elaboração do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico de Araranguá foi apresentada pela coordenadora do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Unesc, Melissa Watanabe. “Este processo é para pensar os próximos anos e aí vem algumas perguntas para instigar o trabalho, como por exemplo, o que Araranguá tem de melhor para pensar e de que maneira podemos utilizar as nossas potências para melhorar e ampliar. Também devemos nos perguntar quais os desafios que precisamos trabalhar para tornar o desenvolvimento possível. Tudo isso é colocado na agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’, destacou.

Melissa ainda confirmou que a entrega dos Planos ocorrerá em novembro, seguindo daí para a governança, em 2023. “A participação de todos é fundamental para que juntos, cada um com o seu olhar, possa colaborar neste processo”, cita.

Com a cabeça e os pés em 2033

Imaginar como a região estará em 2033 foi o exercício proposto pela Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, aos moradores de Araranguá na noite desta quinta-feira. Isso para que as pessoas apresentem as suas ideias e contribuam com a construção do Plano. “Todo projeto de futuro começa no presente. Convidamos todos para estar conosco a partir de hoje, apresentando as suas ideias, as possibilidades que podemos ter no futuro de Araranguá. Vamos fazer o exercício de imaginar como estaremos em 2033. Como Araranguá será em 2033, qual a infraestrutura, a estimativa de trabalho e renda, a saúde, como receberemos os turistas em 2033, como será a saúde, a qualidade de vida. Este é o exercício que fizemos a partir de agora. Quando escolhemos um lugar para viver, é preciso colaborar para que os sonhos aconteçam”, afirma.

O presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Jair Anastácio, revela que o tema em debate lhe empolga. “Quando fomos procurados me coloquei à disposição e coloquei o Legislativo à disposição para debater este tema por entender que não podemos estar alheios a este debate. Um debate que busca vislumbrar o futuro de Araranguá. Todos nós, quando desejamos algo que foge de nossas condições do cotidiano, fazemos um planejamento para atingi-lo e para que a nossa cidade cresça não é diferente, então precisamos planejá-la. Fico ainda mais satisfeito quando ouço que este planejamento é sustentável. Por isso a importância da participação de todas as entidades, do poder público, da sociedade de um modo geral. Hoje demos o primeiro passo para algo que nos possibilita pensar algo de fato para a nossa cidade e para a região”, relata Anastácio.

Sequência

Após passarem por Araranguá, as equipes da Unesc e do Sebrae vão para Balneário Arroio do Silva, onde o lançamento está previsto para o dia 31 de março. Os moradores da cidade podem confirmar presença pelo https://materiais.unesc.net/amesc-arroio-do-silva.

Uma das novidades na elaboração do Plano é a realização dos encontros no formato híbrido.  Além disso, quem não puder comparecer aos eventos, terá a oportunidade de acompanhar por meio da Unesc TV.

Fonte: Marciano Bortolin / Agecom - Agência de Comunicação Unesc
Imagens: Daniela Savi / Agecom - Agência de Comunicação Unesc

Veja também