Plástica de nariz

A plástica de nariz, cientificamente conhecida como "Rinoplastia", é um dos mais complexos e delicados procedimentos dentro da cirurgia plástica. É por este motivo que o cirurgião plástico deve ter um senso estético apurado e o conhecimento profundo da anatomia e da função do nariz, estando sempre em busca de resultados esteticamente agradáveis, com aspecto natural e mantendo a respiração adequada.

 

O nariz é a estrutura central da face, e por isso desempenha um papel importante no equilíbio estético do rosto. Existem diferentes tipos e formatos de rosto, de acordo com as características raciais de cada indivíduo, que devem ser levadas em conta ao se realizar uma cirurgia estética no nariz.

 

O que mudou ao longo do tempo na cirurgia do nariz?           

Os novos conceitos focam principalmente na obtenção de uma melhora estética, sem que o nariz fique com aspecto de operado, ou seja, harmonizar o nariz com o resto do rosto, e não simplesmente reduzi-lo.

 

A cirurgia de nariz inicialmente realizada é chamada de "reducional". Consistia em diminuir o tamanho do nariz através da remoção de porções de suas cartilagens. Esta remoção, quando exagerada, acabava destruindo as estruturas cartilaginosas essenciais para que o fluxo de ar entre para as vias aéreas. As conseqüências a longo prazo variam desde uma diminuição exagerada do nariz, até possíveis problemas estéticos e respiratórios futuros.

 

Foram estas alterações a longo prazo que motivaram especialistas em rinoplastia, que possuem a escola em Dallas (Texas - EUA), a modificarem a técnica cirúrgica, passando a realizar a chamada “rinoplastia estruturada”.

 

O que é a rinoplastia estruturada mais precisamente?

Na rinoplastia estruturada, o cirurgião corrige as deformidades estéticas através de mínimas remoções nas cartilagens, e faz a reconstrução da estrutura cartilaginosa do nariz para que o fluxo de ar possa passar para as vias aéreas sem obstáculos. Com esta técnica também pode-se corrigir desvios de septo quando presentes.

 

Estas modificações fizeram com que os resultados das cirurgias fossem mais naturais, sem deixar seqüelas de diminuições radicais do nariz ou problemas funcionais.

 

Durante a cirurgia, faz-se uma pequena incisão externa, onde o cirurgião pode visualizar toda a estrutura interna do nariz, removendo pequenas porções das cartilagens em excesso, acessando o septo para tratar os desvios e corrigir o “nariz torto”, e reconstruindo a válvula interna para que não surjam problemas respiratórios.


A técnica é a mesma para todos os pacientes?
Não, a técnica é individualizada para cada tipo de paciente. Cada indivíduo possui um formato de rosto, uma distância entre os olhos, lábios, queixo, testa. No pré-operatório, através de fotografias, é feita uma análise meticulosa destas medidas de frente e perfil, calculando-se todos os ângulos que o novo nariz deve ter para que este rosto fique harmônico e com uma aparência natural.

 

O nariz considerado belo e harmonioso possui alguns ângulos e distâncias padrões, e difere entre homens e mulheres. Por exemplo, para um homem alto, com traços fortes, evita-se deixar o nariz muito pequeno. Já para uma mulher pequena, com traços delicados e rosto magro, pode-se produzir um nariz um pouco mais reduzido, através de outra abordagem tática. Cada paciente possui uma indicação de acordo com suas características faciais e corporais. Há ainda casos em que precisamos aumentar o nariz, para que o rosto fique mais expressivo.


Existe algum procedimento que modifique o nariz sem ser invasivo?

Sim, há pessoa com pequenas alterações no nariz que podem ser
corrigidas através de preenchimentos. Pode-se realizar o preenchimento no consultório, com ácido hialurônico, com resultados imediatos, que duram cerca de um ano. Outra opção é o preenchimento com células de gordura do próprio paciente, onde transfere-se as células de gordura de outras áreas do corpo para o nariz, corrigindo algumas imperfeições. Esta é uma pequena cirurgia realizada em centro cirúrgico. As células de gordura são ricas em células-tronco, o que acaba melhorando a pele do nariz ao long dos anos, e podem ser utilizadas para preencher o rosto, dando um efeito lifting.

 

O que é mais importante numa cirurgia de nariz?

O mais importante, em qualquer cirurgia plástica, é que deve ser feita em ambiente adequado e por profissionais capacitados, com uma rigorosa avaliação pré-operatória. Além disso, jamais deve-se sacrificar a função de um órgão em benefício da estética.


Quais as recomendações para quem deseja fazer esta cirurgia?

Recomendo o cuidado ao realizar qualquer aplicação no nariz. Procurar esclarecer o tipo e como é a aplicação do produto. Quanto à cirurgia, o paciente, primeiramente, deve ter uma expectativa realista do resultado da cirurgia, além de estar física e emocionalmente saudável. Por isso é importante a consulta médica, para que o paciente esclareça todas as suas dúvidas e esteja de acordo com as modificações que poderão ocorrer.

 

 

*Dra. Lara De Luca Maciel - Cirurgiã Plástica CRM/SC 14346

 

- Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

 

- Participou do Annual Rhinoplasty Symposium, em Dallas (Texas, EUA), onde buscou aprimoramento na técnica da rinoplastia, junto à especialistas mundialmente reconhecidos do UT Southwestern Medical Center. As cirurgias são realizadas no Hospital da Plástica de Santa Catarina e no Ilha Hospital/Maternidade (Clínica Jane).

 

Sombrio, SC: Av. Nereu Ramos, nº 1451, Centro - (48) 3533 0655

 

Florianópolis, SC: Av. Madre Benvenuta, nº 1377, Sta. Mônica - (48) 3879 1377

E-mail: plastica.lara@gmail.com

 

Veja também