Portos de SC em primeiro lugar no desempenho ambiental

Itajaí e Itapoá são destaques no Índice de Desempenho Ambiental

Florianópolis, 13.8.2020 – Portos catarinenses foram destaque no Índice de Desempenho Ambiental (IDA), divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O Porto de Itajaí conquistou o primeiro lugar na categoria de portos públicos, com 99,47 pontos. O Porto Itapoá Terminais Portuários de Santa Catarina ganhou entre os Terminais de Uso Privado (TUPs), com 99,26 pontos.

Para o superintendente de desempenho, desenvolvimento e sustentabilidade da Antaq, José Renato Fialho, “a primeira posição do Porto de Itajaí não é surpresa. Desde a implantação do IDA, o porto sempre ficou em primeiro ou em segundo lugar”. Fialho destacou, ainda, que o Porto Itapoá subiu cinco posições em 2019 em relação a 2018.

O Porto de Paranaguá (PR) ficou em segundo lugar, com 98,65 pontos. Itaqui (MA), em terceiro. O Porto de Santos (SP) ficou em quarto lugar, e o Terminal Portuário de Pecém (CE) alcançou a quinta posição.

O IDA, aplicado desde 2012, é a principal ferramenta para avaliação da gestão ambiental de instalações portuárias reguladas pela Antaq.

Texto e fonte: Assessoria de imprensa da Antaq e FIESC

Veja também