Proesde traz oportunidade de bolsa de estudo vinculada a curso de extensão da Unesc

Inscrições estão abertas até 31 de março
 (Fotos: Divulgação)
Receber uma bolsa de estudo para a graduação e ainda participar de um curso de extensão gratuito em Desenvolvimento Regional. Essa é a oportunidade que o Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional)  traz aos estudantes da Unesc. As inscrições ocorrem até 31 de março, na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico) da Universidade.
 
O Proesde é uma iniciativa do Governo do Estado que, através do curso de extensão em Desenvolvimento Regional, busca ajudar na formação dos alunos com atividades e pesquisas relacionadas à melhoria das cidades. A capacitação tem 200 horas, distribuídas em dois semestres e ocorre aos sábados, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas. O programa oferece ao aluno da Universidade bolsas de 70% nas mensalidades dos cursos de graduação.
 
Podem participar do Proesde os alunos que concluíram o Ensino Médio em escola pública e já tenham cursado mais de dois semestres nos cursos de graduação da Unesc, que estejam morando há pelo menos dois anos nas regiões de Criciúma ou Araranguá, ainda não tenham participado do Proesde e que estejam cadastrados no Uniedu (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina).
 
São 21 vagas, para acadêmicos dos cursos: Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Psicologia, Ciência da Computação, Design, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Jogos Digitais, Administração com Hab. Em Comércio Exterior, Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Secretariado Executivo, Tecnologia em Gestão Comercial (modalidade à distância), Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira e Tecnologia em Processos Gerenciais.
 
As vagas serão sorteadas entre os inscritos das regionais de Criciúma e Araranguá. A quantidade de moradores da região também é analisada para a proporção de vagas disponibilizadas para cada cidade.
 
Proesde Licenciatura
 
Os acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, História, Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia da Unesc também podem participar do programa. O Proesde Licenciatura oferece bolsa de estudo de 100% para o curso de graduação para alunos que fizerem o curso de extensão Organização Curricular na Educação Básica Catarinense.
 
O programa do Governo do Estado oferece 56 vagas distribuídas entre todos os cursos de Licenciatura da Unesc. As inscrições estão abertas até 31 de março na Centac. O preenchimento das vagas se dará por sorteio entre os inscritos.
 
O Proesde Licenciatura é um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão para a formação de profissionais da Educação que contribuam para a melhoria da qualidade da Educação Básica. O curso de extensão oferecido tem duração de dois semestres, totalizando 200 horas de aulas presenciais e à distância e projetos de intervenção em escolas. Os encontros ocorrem aos sábados.
 
 
Proesde Licenciatura
 
Release: Setor de Comunicação Integrada - Unesc

Veja também