Professor participa de livro sobre Lobo-guará

Trabalho reúne material de pesquisadores de diversos países

O professor do curso de Medicina Veterinária da Unisul Joares May foi um dos pesquisadores convidados para participar do livro “Ecology and Conservation of the Maned Wolf: Multidisciplinary Perspectives”, em português, “Ecologia e Conservação do Lobo-guará: perspectivas multidisciplinares”. A obra, publicada em inglês, será lançada no Brasil no dia 7/12, a partir das 9 horas, na Associação Mata Ciliar de Jundiaí, em São Paulo.

 

O trabalho reúne o material de pesquisadores de diversos países, do ponto de vista biológico, ecológico e de conservação do lobo-guará. A proposta é apresentar ideias inovadoras que podem beneficiar estratégias de conservação e perspectivas para o futuro da espécie. O professor Joares May escreveu o capítulo “Medicina da Conservação”, em que trata do parâmetros de saúde do lobo-guará e de algumas doenças que podem ser transmitidas para as populações.

 

Joares May atua na preservação do lobo-guará desde 2004. Ele conta que escrever o capítulo exigiu um trabalho de levantamento de informação e confirmação de dados, num processo que durou aproximadamente um ano. “O livro é uma forma de discutir a literatura que já existia sobre o assunto. É uma compilação de dados sobre a conservação do animal em todo o mundo”, explica o professor.

 

Ele ainda ressalta a importância de ser um dos autores do livro para o currículo e a presença considerável de pesquisadores brasileiros. “60% dos capítulos tiveram a participação de estudiosos do Brasil”.

 

Assessoria Cilene Machado

Veja também