Professora da Unisul pesquisa aquecimento global no Pacífico

Patrícia Eichler, uma das primeiras brasileiras a intregar o IODP

Uma das primeiras brasileiras a integrar o International Ocean Discovery Program é a professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Unisul, Patrícia Eichler. Ela foi convidada para continuar a pesquisa sobre o aquecimento global na Western Pacific Warm Pool (WPWP). A segunda etapa de estudo que versa sobre a piscina natural aquecida no Oceano Pacifico será realizada entre 19 e 30 de junho, na Universidade de Texas AM, em College Station/EUA, e avaliará a assinatura das massas de água no sedimento do fundo do mar.

A participação da professora Patrícia nessa nova etapa da pesquisa internacional é fruto de sua interação em programas estratégicos com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A primeira parte da pesquisa ocorreu no Oceano Pacífico, na Western Pacific Warm Pool (WPWP), ao norte da Austrália. Ela ficou 58 dias a bordo do Navio Jodies Resolution para pesquisar sobre o aquecimento global.

A professora representa a Unisul e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte neste trabalho que envolve 26 países. Um documentário será produzido sobre a jornada e um livro já foi publicado com os dados preliminares. De acordo com a professora, o local possui as águas mais quentes do planeta por estar localizado na Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que é um dos mais importantes sistemas meteorológicos atuando nos trópicos.

Durante a viagem, Patrícia coletou amostras para sua pesquisa e para todos os demais participantes da expedição. O Programa procura documentar a expressão regional e os mecanismos de condução da variabilidade climática, por exemplo, temperatura, precipitação e produtividade, na Warm Pool do Pacífico Ocidental (WPWP), no que se refere à evolução do clima no período Neogeno. Para esse objetivo, foram selecionados locais com ampla distribuição geográfica e configurações oceanográficas variáveis.

Os altos coeficientes de taxa de sedimentação nestes locais permitirão restringir melhor os mecanismos que influenciam a variabilidade da escala milenar, suas ligações com a variabilidade climática de alta latitude e as implicações para variações de temperatura e precipitação nesta região em condições climáticas variáveis. Além disso, estas taxas de acumulação elevadas oferecem a oportunidade de estudar a variabilidade climática durante períodos quentes anteriores numa resolução semelhante aos estudos existentes no Holoceno.

Os resultados da amostragem de água e de sedimento dos locais selecionados serão usados ​​para reconstruir os perfis de densidade da água profunda do Pacífico equatorial ocidental durante o Último Máximo Glacial. Análises geoquímicas em carapaças de foraminiferos bentonicos, especialidade da professora Patricia, serão usadas para investigar além da climatologia, a erosão mineral e carbonatada volcanogênica e suas possíveis implicações para a evolução do clima no Neogeno.

Release: Cilene Macedo / Gestão da Comunicação Institucional

Veja também