Caminho Sustentável lança cartilha sobre consumo consciente

Material produzido foi lançado na feira Zero Grau, em Gramado/RS

 

O Programa Caminho Sustentável – A Opção Consciente, do Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha (Sindigrejinha), desenvolveu uma cartilha sobre meio ambiente e sustentabilidade. O lançamento do material aconteceu durante a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado/RS.

Com tiragem de 10 mil exemplares, a cartilha foi distribuída na feira, e também levada aos trabalhadores da indústria de calçados de Igrejinha. Além disso, receberam o material as escolas da rede municipal de ensino da cidade, assim como entidades e sindicatos que representam o setor calçadista.

Impressa em papel reciclado, a cartilha conta com 24 páginas que trazem informações importantes sobre preservação e conscientização ambiental, responsabilidade social e cidadania. Aborda questões relevantes sobre o meio ambiente, traz dicas sobre o consumo sustentável, bem como, ensinamentos para reciclar materiais e dicas para realizar a compostagem de resíduos orgânicos e fazer o plantio de mudas de árvores. Os textos são concisos e objetivos, abordados em uma linguagem que possa abranger públicos de todas as idades e ricamente ilustrados.

Para o presidente do Sindigrejinha, Renato Klein, a importância da cartilha está no fato de que os conceitos da sustentabilidade serão levados de forma simples e atrativa a todos os trabalhadores da indústria de calçados de Igrejinha, bem como, aos alunos da rede de ensino municipal, disseminando estes princípios por toda a comunidade. Já Luis Coelho, coordenador do Programa acrescenta que o Caminho Sustentável, através da cartilha, cumpre com os seus objetivos de ampliar o respeito ao meio ambiente e a responsabilidade social, tornando os moradores de Igrejinha cidadãos mais conscientes, melhorando a qualidade de vida na cidade.

PROGRAMA

O Programa Caminho Sustentável – A opção consciente é uma filosofia de ação, de gestão e de desenvolvimento sustentável do setor coureiro-calçadista de Igrejinha. A iniciativa envolve a troca de informações, treinamentos, qualificação em meio ambiente e tecnologia. Também são realizados projetos sociais de inclusão social e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e comunidade geral. São associadas ao Programa Caminho Sustentável as 75 empresas da cadeia produtiva do couro e de calçados filiadas ao Sindigrejinha.

Um exemplo do trabalho foi a grande redução de acidentes envolvendo crianças e bicicletas na cidade de Igrejinha. Observando que a maioria dos pais transportava seus filhos de bicicleta, sem cadeirinha para a criança, o que acabava resultando em acidentes, onde o pé da criança ficava preso na roda, causando às vezes dano permanente, o Programa Caminho Sustentável, criou uma campanha para arrecadar cadeirinhas para as crianças, solucionando o problema e trazendo mais segurança para todos.

Assessoria | Notícias em Dobro

 

Veja também