Receitas à base de vinho: como tempero ou ingrediente

Utilizar o vinho como ingrediente na preparação de pratos pode ser um ótimo truque

 

Do vinho tinto ao branco, do espumante ao frisante e ainda temos os incríveis e pouco compreendidos rosé e fortificado, o que não faltam são estilos para agradar o paladar com sabores incríveis. Mas, a versatilidade do vinho não se limita apenas as taças. A bebida também é um ótimo acompanhamento para alguns pratos.

Segundo o sommelier da Decanter, Sidney Lucas, o vinho, em geral, realça o gosto do prato acrescentando aromas e sabores característicos. A bebida, por exemplo, pode ser utilizada em marinadas e cozimento de aves e carnes, em sopas, molhos quentes ou frios, recheios de bolos, tortas e sobremesas.

É possível utilizar todos os tipos listados acima no preparo de alimentos, e geralmente são utilizados em três etapas na cozinha: no pré-preparo (marinada), em especial de carnes quando o alimento fica imerso em meio ácido por algumas horas junto com outros ingredientes da receita para absorver esses sabores, na cocção de carnes em panelas ou forno, de risotos e frutas, como por exemplo, pera ao molho de vinho, nos molhos e reduções para acompanhamento.

Além disso, o sommelier destaca que é tradicional em algumas culturas harmonizar o prato com o mesmo vinho utilizado na receita, na Borgonha, por exemplo, o mesmo vinho utilizado no cozimento do Boeuf Bourguignon, pode acompanhar à mesa, mas, não precisa ser um exemplo a ser seguido, já que não se aconselha utilizar vinhos caros nas receitas. “Não precisa ser caro, basta que tenha qualidade aceitável. É importante também utilizar apenas vinhos em bom estado, aquelas sobras em garrafas abertas por vários dias já oxidadas ou bouchonnés - um defeito que o faz ter gosto e cheiro que lembra o mofo - não devem ser utilizadas para cozinhar”, finaliza Sidney.
Vinhos Brancos
Os vinhos brancos são ótimos para marinadas de aves e cozimento de risotos. Estes, em geral, tem acidez acentuada e exige um pouco de atenção na escolha para que o prato não adquira esta característica depois de pronto.
Vinho Tinto
O vinho tinto é mais usado em reduções, assados e cozimentos de caças e outras carnes vermelhas. Além disso, também pode ser utilizado para reduções e outros molhos para acompanhar diversas receitas.
Decanter
Uma das maiores e mais destacadas importadoras de vinhos do Brasil, a Decanter foi eleita a Importadora do Ano, na edição anual de vinhos da revista Gula. Fundada em Blumenau, em 1997, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter.

Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sidos alguns dos suportes desse crescimento.  No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa.

Fonte: Bruna Gabriela Ziekuhr | Comunicação

Veja também