Rincão recebe Ministro do Turismo

Seminário de Integração Serra Mar debate Turismo com autoridades e profissionais do setor

Com a participação do alto trade de autoridades do turismo como, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vinícius Lummertz, o coordenador da Comissão Nacional do Turismo, Edinho Bez e o Secretário de Turismo de SC, Filipe Mello o Seminário de Integração Serra Mar, realizado no Balneário Rincão, no dia 26 de novembro, debateu sobre a criação de rotas turísticas entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, investimentos e as estratégias para o turismo regional.

 

Durante o dia, palestras e debates foram realizados onde o ministro Henrique Alves defendeu a interiorização do turismo, a qual acredita que movimenta a economia local gerando muitos empregos. De acordo com ele, o setor turístico permeia 52 atividades industriais, comerciais e de serviços. “As pessoas não acreditam, não valorizam, não respeitam o turismo nacional. Com esse exército que estamos formando, teremos força. O turismo precisa fazer parte da agenda econômica do país”, destacou.

 

Investimentos futuros na região dos Aparados da Serra, integrando serra gaúcha e catarinense, também foram abordados no seminário. “A região litorânea do sul de Santa Catarina não é a mais desenvolvida do turismo, porém tudo indica que nos próximos anos, em função de fatos relevantes que estão acontecendo nessa região e dessa integração, as taxas de crescimento serão superiores àquelas observadas nas demais regiões”, enfatizou Vinícius Lummertz.

 

Instâncias de Turismo solicitam reivindicações

 

Representantes das Instâncias de Turismo Encantos do Sul e Caminho dos Canyons, representando um grupo de 26 municípios, entregaram às autoridades presentes uma carta com reivindicações. O documento trata de melhorias em diversas áreas, como divulgação,  infraestrutura e liberação de recursos.

 

O evento encerrou com reunião entre lideranças do setor, onde foi discutido o potencial de cada região. Para o prefeito anfitrião do Balneário Rincão, Décio Góes, a iniciativa trouxe visibilidade ao município, que já começa a colher os frutos a partir do anúncio da vinda de recursos. “O Balneário Rincão é, hoje, a capital nacional do turismo, tamanha a importância das autoridades que estão aqui para discutir o turismo regional”, concluiu.

 

*Com informações da Assessoria de Imprensa do Balneário Rincão 

Veja também