Saiba quais cuidados tomar ao viajar de avião com seu pet

Levar seu bichinho na viagem é possível, basta seguir algumas normas

 

Quem tem um animal de estimação sabe bem como é viajar e deixar seu pet em casa. Apesar de ter hotéis especializados em cuidar dos bichinhos na ausência dos donos, nem sempre é viável fazer uso dessa opção, seja pelo tempo de duração da viagem ou apenas porque você quer a companhia do seu pet no passeio. Mas saiba que viajar com o seu animal de estimação requer alguns cuidados especiais, principalmente em uma viagem de avião.

 Infelizmente, nem toda raça de cães e gatos podem embarcar. Animais de focinho curto, como pug e pitbull – também conhecidos como braquicefálicos - correm mais risco de terem problemas respiratórios durante um voo e, por isso, são vetados pela maior parte das companhias aéreas. Essas raças lidam mal com grandes variações de temperatura e no ar ficam com a respiração mais pesada, podendo sofrer graves danos.

Como funciona o transporte do animal?

 O local de transporte do animal também é outro fator a ser levado em consideração ao planejar a sua viagem. “O fator que determinará se o seu bichinho de estimação irá na cabine ou no compartimento de carga são as dimensões e o peso da caixa de transporte – Kennel - somado ao peso do pet”, explica Euclides Lanzarin,Gerente de Operações Sênior da Allianz Global Assistance. Isso, entretanto, varia de acordo com cada companhia aérea.

O tamanho da caixa de transporte é muito importante. Como o animal ficará confinado em um pequeno espaço por muito tempo, a caixa deverá ser apropriada ao tamanho do seu pet. Ela deverá caber sob o assento à frente, ser larga o bastante para que o cão ou o gato possa circular, deitar e ficar em pé naturalmente. “Caso você possa viajar com o seu pet na cabine do avião, deve ficar atento aos diferentes espaços entre as poltronas, que variam muito. Além disso, como alguns voos são mais longos do que outros, o animal pode ficar com fome ou sede, então é preciso ter acoplado recipientes de água e comida, além, é claro, de ser forrada com material absorvente” explica o executivo.

Qual documentação é exigida para viajar com pet?

Além dos cuidados básicos com a saúde do animal, é necessário também estar atento para as documentações necessárias para viajar com o seu pet. A Allianz Global Assistance lista abaixo os principais itens a serem avaliados antes da sua viagem:

- Certificado de inspeção veterinária (também conhecido como atestado de saúde), com assinatura de um veterinário registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária e com emissão de no máximo 10 dias antes da viagem;

- Exigências específicas dos destinos: cada país tem requisitos próprios para autorizar o ingresso de cães e gatos no seu território. Sendo assim, é necessário entrar em contato com a embaixada/consulado do país de destino e pedir ao médico-veterinário os atestados solicitados.

- Para viagens internacionais algumas outras documentações são necessárias, como o Certificado de Aclimatação. Para viagens aos Estados Unidos, por exemplo, entre 15 de setembro e 15 de maio, fora do verão americano. Quando a temperatura estiver acima de 29,4º C e abaixo de 7,2ºC, em qualquer itinerário, pets não serão permitidos.

– Passaporte animal: o Ministério da Agricultura emite, gratuitamente, um documento para livre trânsito do pet, que pode ser requisitada aqui.

- Apresentação de comprovante de idade do animal. A maioria das companhias aéreas só aceitam transportar animais com mais de oito semanas de vida.

Não se esqueça das reservas!

Por último, vale ressaltar que o número de animais de estimação na cabine é limitado, então é necessário fazer a reserva com antecedência para garantir o lugar do seu bichinho de estimação.

 

Release: Bruna Souza/ Virta Acessoria de Imprensa

 

 

Veja também