SICC reativa roda da economia com boas vendas

Lojistas renovam fortemente vitrines com produtos inéditos e tendências

O XXIV Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC) encerrou, na quarta-feira, 27, com o resultado além das expectativas. A feira iniciou na segunda-feira, 25, e reuniu em torno de 1700 marcas de calçados e acessórios em Gramado.

 

Um dos objetivos da feira é superação de metas, abrindo perspectivas de crescimento no mercado. Para Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, a marca desta edição do SICC é o resgate do otimismo dos agentes do setor calçadista. “Este resultado, talvez até um pouco além da expectativa, mostra a disposição do lojista em renovar fortemente suas vitrines com produtos inéditos, de todas as tendências, procurando encantar o consumidor e sinalizando a expectativa de um segundo semestre de recuperação”, afirma. 

 

O diretor presidente da Bibi, de Parobé/RS, Marlin Kolhrausch, compartilha a ideia de que esta edição do SICC contribuiu muito para dar um novo ânimo à indústria e ao varejo de calçados, mostrando caminhos para crescer. “Foi uma das melhores edições e nos possibilitou desempenho dentro da expectativa prevista”, enaltece. 

 

Walter Cintra, diretor da Rafarillo, de Franca/SP, verifica no SICC um avanço de 20% nas vendas, na comparação com o evento do ano passado. A Usaflex, de Igrejinha/RS, relata um acréscimo de 10% nas vendas, segundo o gerente comercial Eduardo Santos. As avaliações positivas também vieram da Kildare, de Novo Hamburgo/RS. “A feira surpreendeu positivamente, com excelente movimentação”, declara Fernando Alano.

 

Cores fortes e estampas dominam os sapatos do próximo verão

 

O SICC é responsável por apresentar as ideias, tendências e propostas desenvolvidas pelas principais marcas brasileiras para a temporada Primavera/Verão 2016. As apostas, neste ano, foram em cores fortes e muitas estampas.

 

Marcas femininas como Bottero, Crysalis e Werner e esportivas como Diadora e Mormaii apresentam suas coleções para a próxima temporada, marcada por muita cor, recortes a laser, mistura de materiais, saltos variados e a beleza típica do verão brasileiro. 

 

A Bottero (Parobé/RS) abusa de cores, metalizados e tecidos diferenciados. Apostando em gladiadoras, plataformas e tênis casuais, a calçadista traz também saltos cheios de estilo e em vários tamanhos, além de muitos detalhes e enfeites de metal, pedrarias, laser e transfers.

 

Já a Crysalis (Três Coroas/RS) propõe uma coleção envolvida no charme e jovialidade de verão.  A marca faz um mix de tendências e traz uma temática setentista. O clássico preto e branco surge com toques arrojados e o destaque para a temporada fica para a gladiadora, de várias alturas e saltos. Outra vertente inspiradora é o tema Luxury Decor, que propõe um mix entre o ecletismo histórico e cultural, tendo o universo folk como pano de fundo. Muitos detalhes, tranças e pedrarias garantem o aspecto artesanal às peças. Cores terrosas em muitos tons e materiais como nobuck, verniz e estampas florais fazem jus à elegância da coleção.

 

O clássico e o urbano embalam o verão da Werner (Três Coroas). A marca apresenta dois universos: Urban Wishes e Classical Elegance. O primeiro chega com modelos mais conceituais, com saltos médios e baixos, materiais de aspecto natural e modelos com franjas e texturas mais robustas.

 

Feiras

 

 Além do SICC, a Merkator realiza anualmente os seguintes eventos:

 

Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios - Lançador da moda outono/inverno em calçados e acessórios, acontece de 16 a 18 de novembro de 2015, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado/RS.

40 Graus – Feira de Calçados e Acessórios – Leva às regiões Norte e Nordeste as novidades das principais marcas calçadistas do país. O evento acontecerá entre os dias 8 e 10 de março de 2016, no Centro de Convenções de Natal, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Radar – Feira de Segurança – Apresenta as novidades do segmento de segurança no Brasil. O evento é pioneiro do setor no Rio Grande do Sul, e será realizado nos dias 29 de setembro a 01 de outubro de 2015.

 

Da redação - Filipe Gabriel Teixeira

*Com informações da Assessoria de Imprensa - Marta Araújo

 

Veja também