Sicredi Sul beneficia comunidades no Dia de Cooperar

Rede disseminou melhorias e doações a instituições pela região

Em diferentes frentes, pela região, mãos voluntárias materializaram o sentido do cooperativismo no Dia de Cooperar, celebrado nesse sábado (1º/7). A iniciativa, promovida pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), engajou todas as agências da Sicredi Sul SC – Instituição Financeira Cooperativa.

Em Criciúma, a Apae recebeu a mobilização, que renovou pinturas, embelezou canteiros e desenvolveu uma horta, com verduras e ervas. Além de contribuir ao acolhimento dos mais de 270 alunos, as melhorias fomentarão o empenho pela inclusão social. “Trabalhamos com o desenvolvimento das potencialidades dos alunos e a horta, neste sentido, será muito importante. Eles cuidarão do espaço, poderão colher e saberão que estão consumindo algo que ajudaram a produzir. Certamente, será motivo de muita alegria”, exaltou a orientadora pedagógica da instituição, Elizete Álvaro.

            “A Apae de Criciúma completa 50 anos em 2018 como um lugar de união por uma grande causa. Sempre buscamos opções para dar conforto, orientação e ensinamentos aos nossos alunos”, complementou o presidente Márcio Tadeu de Menezes.

A sede do Programa Fumacense de Ação Social (Profas) também recebeu melhorias no Dia C. Pais, professores e estudantes, junto à equipe da agência, se dedicaram na produção de horta e outras melhorias.

Em Içara, a marca do cooperativismo foi registrada na Escola Salete Scotti dos Santos, integrando colaboradores da agência e comunidade escolar. A mobilização atendeu a uma necessidade da instituição, em restaurar a pintura do muro.

Já em Araranguá, a iniciativa promoveu momentos de afeto e um incremento ao bem-estar para os 35 idosos do Lar São Vicente de Paulo. Em visita à instituição, os colaboradores doaram 30 litros de shampoo, 100 sabonetes e 24 pacotes de fralda geriátrica.

Nas agências de Tubarão e São Martinho, a mobilização se voltou à doação de sangue, resultando no alcance de até 44 pessoas.

O compromisso com as comunidades compreende a missão do Sicredi e move o cooperativismo, segundo o presidente da Sicredi Sul SC, Aloísio Westrup. “Nossa dedicação social vai muito além do Dia C. Trabalhamos, dia a dia, apoiando nossas comunidades, buscando fomentar o desenvolvimento e a qualidade de vida”, enalteceu. 

Mobilização nacional

O Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Com o apoio do Sistema OCB e de suas Unidades Estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado. Em 2016, o Dia C beneficiou mais de um milhão de pessoas.

 

Da Assessoria de Comunicação, Daniela Soares.

Veja também