Tempo de colheita nos Vales da Uva Goethe

Celebração da 11ª Vindima Goethe acontece no território dos vales

 

Berço da imigração italiana no Sul de Santa Catarina, a paisagem atual no município de Pedras Grandes chama a atenção pelos extensos parreirais e o cultivo da variedade rara e típica desta região: a uva Goethe. Na tarde desta quarta-feira, dia 16, o vinhedo em frente à Pousada da Imigração foi o cenário escolhido para a colheita simbólica com acolhida especial da família Masiero, Prefeitura de Pedras Grandes e produtores artesanais.

O ato marca o ritual de início da safra e a proximidade com a realização da celebração da 11ª Vindima Goethe, que ocorre de 18 a 20 de janeiro, em Urussanga. "Já estamos recebendo turistas atraídos pela experiência de colher as uvas, degustar o vinho Goethe e desfrutar de muitos atrativos em nossa região. Nesta semana passaram já grupos de Florianópolis, São José e até Joinville. Estamos percebendo o interesse dos turistas em querer conhecer mais sobre a uva e o vinho Goethe, sua história, seus aromas e sabores. A expectativa é receber centenas de turistas até domingo devido as atividades nas vinícolas e também as ações na praça central e em restaurantes", salienta a presidente da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe), Giselda Trento Mazon.

Para o prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier, a Vindima é uma oportunidade de agradecer pela colheita e relembrar a trajetória da uva Goethe na região. “Nossos municípios têm sua história ligada ao plantio e a colheita da uva e nada mais justo do que prestarmos esta homenagem àqueles que se esforçam diariamente para manter viva esta tradição”, garante.

A mesma ideia é compartilhada pelo prefeito de Pedras Grandes, Vilson Tadeu Marcon. “Estamos muito felizes de realizarmos pela primeira vez esta colheita simbólica em Pedras Grandes. A história dos dois municípios foi construída junta, pelas mãos dos primeiros imigrantes que chegaram até a nossa região e relembrar toda essa história por meio da uva e do vinho Goethe tem um grande significado”, explica.

A Vindima Goethe 2019 inicia nesta sexta-feira, dia 18 e a programação segue no sábado e domingo, dias 19 e 20, com ações nas vinícolas, atividades no entorno da praça central e pratos especiais nos restaurantes.

VALES DA UVA GOETHE

O território Vales da Uva Goethe compreende os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara. A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) reúne a cadeia produtiva com o objetivo de elevar a imagem deste produto distinto e raro a fim de preservar, por meio do cultivo desta tradição feito por pequenos produtores, a identidade e cultura de descendentes de italianos no sul de Santa Catarina através da vinificação e harmonização com a gastronomia típica local. As vinícolas associadas à ProGoethe são Casa Del Nonno, De Noni, Quarezemin, Trevisol e Vigna Mazon.

Fonte: Jéssica Pereira | Assessoria de Comunicação

Veja também