Unesc em Dança: Bailarina Ana Botafogo estará na abertura do evento

 Em 2018, festival traz surpresa de renome internacional ao público

 

Foto: Revista Evidência

“Eu já não lembro mais da minha vida sem a dança. Ela sempre me proporcionou foco e me mostrou que, para qualquer coisa, é necessário ter determinação para que a gente possa superar os desafios da carreira”. A fala é de Ana Botafogo, primeira bailarina e diretora artística do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a convidada especial da 19ª edição do Unesc em Dança. Bailarina de renome internacional e referência quando o assunto é dança, Ana estará em Criciúma especialmente para o evento, considerado o maior festival do gênero no Sul de Santa Catarina.

Ana Botafogo estará na abertura do evento, no dia 18 de outubro, que ocorre a partir das 19 horas no Teatro Municipal Elias Angeloni, em Criciúma. A palestra da bailarina, onde ela fala sobre o desafio de viver para dançar, as dores e sacrifícios que um bailarino faz para levar toda a beleza lúdica, encanto e leveza ao público, está marcada para às 20 horas, após apresentações com grupos de dança convidados.

O objetivo do 19º Unesc em Dança, uma realização da Universidade e Ministério da Cultura é apresentar o panorama da dança, sob o aspecto não competitivo, buscando o aprimoramento técnico e artístico, garantindo o caráter didático pedagógico, contribuindo para o fortalecimento da linguagem da dança, formação de plateia e valorização da arte e da cultura.

Para isso, tem uma programação com apresentações gratuitas e abertas ao público em geral nas mostras Infanto-juvenil e Sênior, com a participação de bailarinos de diversos estados brasileiros, a partir dos sete anos de idade. O evento também traz palestras e cinco Oficinas de Dança abertas para comunidade interessada.

A coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig,afirma que a produção do projeto cultural Unesc em Dança é feita em várias etapas e envolve muitos profissionais e parceiros: bailarinos e bailarinas, captadores, patrocinadores, curadores, palestrantes, iluminadores, oficineiros, equipe de fotografia e filmagem entre outros. “Pensamos a cultura como possibilidade de formação cultural e ainda como oportunidade para profissionalização de pessoas”, afirma Amalhene.

Inscrições abertas

O evento está em fase de inscrições de grupos e trabalhos coreográficos e os interessados em mostrar o seu trabalho podem se inscrever até o dia 1º de outubro. Um dos diferenciais do Unesc em Dança, é o cachê cultural, pago a todos os bailarinos participantes.

O produtor cultural do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Maxwell Sandeer Flor explica que o processo de inscrições inicia com a análise técnica dos vídeos com as coreografias dos grupos de dança de interesse. A comissão curatorial fará a seleção por meio análise técnica e artística conforme o que estabelece o edital.

 

Programação

O festival ainda está em fase de escolha das coreografias que vão ser apresentadas no palco do Unesc em Dança, mas já há nomes confirmados para as oficinas e espetáculos.

Profissionais como Rodrigo de Andrade e Stanley Carvalho (Blumenau/SC), Carina Trombim (Curitiba/PR), Henrique Bianchini (São Paulo/SP) e Sandra Nunes (Florianópolis/SC) irão ministrar oficinas nos dias 19 e 20. Dança Contemporânea, Danças Urbanas, Shines Salsa, Ballet Clássico e Dança Improvisação são temas a serem abordados.

Além de Ana Botafogo, o evento trará palestras com profissionais como com Bia

Mattar, de Balneário Camboriú/SC e Marco Aurélio Souza de Blumenau e o espetáculo “Narrativas em dois corpos”, com Diana Gilardenghi e Sandra Meyer de Florianópolis/SC

O 19º Unesc em Dança tem o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, Bistek

Supermercados, Anjo Tintas, Giassi Supermercados, Tintas Farben, Construtora Locks, Betha Sistemas e TWA. Nessa edição conta ainda conta com o apoio cultural da Rádio Som Maior e Jornal A Tribuna.

Texto: Milena Nandi 

 

Veja também