Uruguai: Os encantos do turismo de Rocha

Cenário contemplado por dunas, rochas, praias próprias para banho e muita história

 

Rodeada de sol e mar, a região, inteiramente banhada pelo oceano atlântico, oferece um cenário contemplado por dunas, rochas, praias próprias para banho e vários outros atrativos, como o acervo histórico das fortalezas, as extensas reservas naturais e a riqueza da fauna marinha, representada pelos lobos marinhos, encontrados na inigualável Cabo Polônio. E foi por estes cenários que convidada pelo Ministério de Turismo do Uruguai, a Revista Sul Fashion fez um tur da maravilhosa Barra do Chuy até a encantadora Lá Paloma conferindo as belezas do Estado de Rocha.

Rocha é um departamento do Uruguai, localizado ao lado de Maldonado. No Estado estão muitas das praias visitadas por uruguaios e brasileiros, no verão. Em Rocha, a atmosfera é mais simples e reservada, com praias rústicas, mais afastadas da capital do país, o que atrai jovens, surfistas e pessoas que buscam mais tranquilidade e vida natural.
Alguns balneários são complexos turísticos bem desenvolvidos, enquanto outros possuem estrutura mais simples e acolhedora. Na gastronomia, diversidade no cardápio a base de frutos do mar típicos da região como algas, peixes mariscos e camarões com toques da culinária mediterrânea em alguns estabelecimentos.

Entre as principais praias de Rocha estão: La Paloma, La Pedrera, Cabo Polônio, Punta del Diablo e Barra de Valisas. Ao embarcar nas aventuras desse passeio, os turistas devem preparar-se para dias de bastante contato com a natureza.

Parque Nacional de Santa Teresa: A 50 km da fronteira com o Brasil (Chuí), este parque conta com 3.000 hectares de vegetação nativa e um rosário com mais de 300 espécies de rosas. Numa boa infraestrutura, com áreas de camping e cabanas, jardim botânico, comércios, bares, restaurantes e um museu, além da Fortaleza de Santa Tereza, famoso destino turístico do Uruguai, que encanta pela sua amplitude e beleza. Construído em 1762, o monumento histórico do leste uruguaio foi determinante nas luas entre espanhóis e o seu abandono no século XVIII, a fortaleza foi recuperada nos anos trinta, e hoje é aberta para visitação com um valor de contribuição para sua manutenção.

Nessa área existem quatro praias: La Moza, Playa del Barco, Playa Grande e Las Achiras, além de muitas trilhas para caminhadas. Outra opção para um banho nos dias de calor é a piscina natural El Chorro, também dentro do parque.

O Parque Nacional de Santa Teresa fica aberto todos os dias, das 8h às 20h e a entrada é grátis.

Punta del Diablo: Este Balneário é um dos que estão mais perto da fronteira do Brasil (Chuí), a apenas 47 km. Pescadores, cabanas e casas de artesanatos conferem uma atmosfera hippie ao lugar, frequentado por jovens e famílias. Localizado ao lado do Parque Nacional de Santa Tereza, Punta del Diablo é formado por três praias: Los Botes, Praia de Rivero, Praia de La Viuda.

A Praia de los Botes (Playa de los Botes) é a mais frequentada e é de onde saem os barcos para pesca. É ideal para famílias com crianças, devido a suas águas calmas.
A Praia de Rivero (Playa del Rivero) possui ondas para surfar e barzinhos em sua extensão.

A Praia da Viúva (Playa de la Viuda) é a praia mais bravas das três, preferida pelos surfistas por suas ondas. Ali encontram-se muitos barzinhos e gente jovem que se reúnem para badalar.

A noite em Punta del Diablo é agitada e os jovens lotam as casas noturnas da região, com festas que vão até o amanhecer.

Cabo Polônio: É o verdadeiro paraíso natural, distante apenas 100 km do Chuí, no departamento de Rocha.

Algumas dunas separam a esta praia da rodovia e é necessário deixar o carro em um estacionamento, no Parque Nacional de Cabo Polônio e pegar um caminhão 4×4, que te leva até a vila. A empresa que faz os transportes tem um centro de informações e infraestrutura para atender os turistas. Os horários de saída e chegada são determinados, por isso é interessante consultar antes, com o pessoal do seu hotel.

Também é possível chegar a cavalo. Existe uma empresa que oferece o serviço no caminho de Cabo Polônio, na saída Km 264,5 na Rota 10. Para os mais aventureiros esse é o passeio ideal.

Na praia, no meio da areia, se encontram hotéis, cabanas e casebres simples para alugar, além de um pequeno centro de comércios. A maioria das habitações não possuem luz elétrica (nem banho quente) e o céu, à noite, fica iluminado de estrelas.

Cabo Polônio possui três ilhas: Rasa, La Encantada e Roquedal. A primeira é onde vivem milhares de lobos marinhos. Esta praia possui uma das maiores colônias de lobos marinhos do mundo. Existem passeios que te levam até as ilhas de barco.

Também nesta praia há um farol, de onde se contempla uma vista linda da praia e seus arredores. A dificuldade de acesso torna esta praia quase que uma exclusividade. Apesar disso, no verão, as casas e os hotéis ficam lotados.

La Pedrera: O nome do balneário, que fica 230 Km de Montevidéu, deve-se à formação rochosa junto ao mar. Ali existem muitos serviços turísticos como hotéis e restaurantes. No carnaval, as pessoas se fantasiam e saem às ruas para dançar e se divertir. Os barzinhos ficam abertos e servindo o público, que vira as noites nas ruas de La Pedreira.

Existem duas praias que formam este balneário: El Desplayado e El Barco. Entre o inverno e a primavera é possível ver a migração das baleias francas.

El Desplayado, com 30km de extensão, é a preferida pelas famílias com crianças, por suas ondas calmas.

Já a praia de El Barco é a preferida por jovens e surfistas, sendo considerada a melhor praia para surfar em Rocha. Tem este nome devido a um barco pesqueiro que ficou encalhado na areia em 1971.

La Paloma: Distante 158 km da fronteira com o Brasil, o balneário é o mais desenvolvido de Rocha,  com muitos restaurantes, bares e hotéis.

La Paloma possui diversas praias: Solarí, Anaconda, Los Botes, El Cabito, Zanja Honda, La Balconada, Bahia Grande e Bahia Chica. A mais famosa é a La Balconada, com sofisticados na avenida principal ( Nicolás Solari), bares, sorveterias, lojas e feiras frequentados pelos visitantes deste balneário durante a tarde e a noite, mas o principal atrativo é o farol. Construído em 1874, proporciona uma linda vista de La Paloma e das praias ao redor.

Lagunas: Além das praias, as lagunas também são uns dos destinos mais procurados no verão. No espelho das águas, variedades altamente cobiçadas de crustáceos, camarão e peixes como o linguado, robalo preto e cavala. As lagunas abrigam mais de 200 espécies de aves permanentes e migratórias, sendo notável o flamingo chileno e o cisne de pescoço preto.

Cavalgadas: Para quem gosta de sentir novas adrenalinas proporcionadas pelo tursimo de natureza, andar a cavalo é uma das opções em Rocha. A atividade é relaxante e dá uma sensação de paz e liberdade única. Há passeios para todas as idades, crianças e adultos, por hora, por dia, média e longa distância de vários dias.
Rocha oferece montanhas, dunas, rios, lagos e praias virgens intermináveis para explorar cavalgando. Estradas históricas, areias movediças, praias e ilhas que eram lugares de piratas antigamente. Observando a vida marinha (baleias, orcas, golfinhos, focas e leões marinhos e aves marinhas), bem como a flora nativa. Há vários pacotes incluindo alojamento e refeições preparadas com produtos típicos para os turistas interessados.

Vantagens do turismo uruguaio

O turismo no Uruguai é bem desenvolvido. O país possui uma quantidade de hotéis e restaurantes, que atendem aos mais diversos tipos de público. O setor hoteleiro oferece desde cabanas mais simples, hotéis fazenda, pousadas, até grandes complexos de luxo, que garantem toda a comodidade para quem busca conforto.   

Informações:
www.vivrocha.com.uy
www.turismorocha.gub.uy

Fotos: Revista Sul Fashion

Veja também