Você bem no verão

Truques de beleza para combater agressões da praia e da piscina

CORPO

Dispense o perfume na praia - "Toda composição aromática é um grande agente fotossensibilizante, o que significa que pode causar danos à pele com a exposição ao sol", adverte o farmacêutico-bioquímico Alberto Keidi. O cuidado maior deve ser em relação aos produtos que levam alta concentração de óleos essenciais, pois têm maior risco de causar manchas e, em casos extremos, até queimaduras, quando usados por muito tempo sob o sol.

 

Não use bronzeador sob o filtro - Principalmente os itens com consistência de óleo. "Eles reduzem o contato do protetor solar com o corpo, impedindo a absorção do produto", ressalta Keidi. "Além do mais, não faz sentido misturar esses cosméticos, já que um se propõe a afastar os raios solares e o outro a atrair", acrescenta. Se a ideia for acelerar o bronzeado, mas mantendo a proteção, prefira os filtros que prometem de antemão esse benefício.

 

 ROSTO

Reaplique o protetor solar - Antes de pensar em repassar o filtro, veja se a pele não está suja com grãos de areia, sal ou suor demais, pois eles atrapalham a absorção do produto e podem até irritar a pele. Por isso, sempre que possível, molhe o rosto com água doce antes de reaplicar o protetor.

 

Proteja olhos e boca - "É essencial proteger a região dos olhos, uma das mais afetadas pelo envelhecimento, mas cuidado para não escorrer produto dentro deles, o que pode levar a uma irritação severa", alerta a dermatologista Denise Lage. As versões em bastão são perfeitas para alcançar todos os cantos sem escorrer - de preferência, combine com o uso de óculos escuros, que, de quebra, defendem a retina do sol. O protetor labial - com FPS 30, no mínimo - também deve ser reaplicado a cada duas horas e toda vez que comer, beber ou entrar no mar.

 

CABELO

Hidrate com água de coco - Mechas tingidas, que ressecam com facilidade, se beneficiam bastante com a água de coco, rica em óleos essenciais e sais minerais de alto poder umectante. Tenha por perto um borrifador para encher com o líquido e esguiche quantas vezes quiser no cabelo. "Se tiver entrado no mar ou na piscina, retire antes o sal e o cloro dos fios", orienta a cabeleireira Cris Calçolari. Complete o tratamento usando sprays específicos para o cabelo com proteção UVA e UVB e ativos antioxidantes, como a vitamina E.

 

Penteie o cabelo ao sair do mar - Além do ressecamento, causado pela penetração do iodo (presente na água salgada), o mergulho no mar provoca o embaraçamento imediato do cabelo, que pode inclusive levar à quebra dos fios. Evite que isso aconteça retirando a água salgada com uma ducha de água doce e aplicando, em seguida, um leave-in ou creme para pentear, de preferência que contenham FPS e ativos hidratantes.

 

*Esta e outras matérias você encontra da 4ª edição da revista Pocket Fashion!

Veja também