Abel Esteves de Aguiar - um trecho da nossa história

Um homem que mudou a história do sul de Santa Catarina

 

Hoje é 29 de Junho e esta data deveria ser oficializada para comemorarmos e agradecermos, a todos os Desbravadores que contribuíram para o desenvolvimento do Sul de Santa Catarina.
Num passado muito recente, não existiam nem estradas na nossa região,  e se hoje desfrutamos de um lugar para se viver, devemos a pessoas corajosas e destemidas, que enfrentaram todos os tipos de obstáculos, para tornar “Nossa Terra”  no que ela é hoje. E dentre estas grandes personalidades, está Abel Esteves de Aguiar que ajudou a construir a “Nossa história!”.
Não podemos seguir nossa história, sem sermos gratos aqueles que nos precederam e cumpriram sua missão, dedicando suas vidas a um futuro melhor...
Todos os anos, no dia 29 de Junho, deveria ser ofertado,O Troféu "Abel Esteves de Aguiar”, aqueles que contribuíram e contribuem, para o desenvolvimento da “Nossa Terra”!
29 de Junho, porque é a data de nascimento de Abel, o nosso “Herói Sul Catarinense”.

A diretoria da Amesc e principalmente, os Municípios de Araranguá, onde Abel foi Prefeito-Intendente, e administrou desde Criciúma até a divisa com o RS, pois todos os municípios da época pertenciam a Araranguá; e Praia Grande que Abel escolheu para ser sua residência oficial,deixando valiosa herança de conquistas e trabalho ao povo Praiagrandense, deveriam incluir na agenda Municipal, “OTroféu Abel Esteves de Aguiar”, que seria uma forma de agradecer a Abel e a todos aqueles que contribuem para o desenvolvimento da “Região Sul”.

Abel foi um homem que mudou a história do sul de Santa Catarina. Suas ideias muito a frente de seu tempo, ficaram marcadas na memória de quem teve o privilégio de conhecê-lo, como meu Pai Ari Borges. Meu Pai sonhava um dia poder escrever a História de Abel, chegando a rabiscar algumas paginas, que se perderam no tempo, mas que ficaram na minha memória de criança, ouvindo meu Pai falar das “Histórias tão Fascinantes de Abel”.
Seu Abel passava em frente a nossa casa aqui em Praia Grande todos os dias quando eu ainda era criança, porque ele morava na nossa rua. Eu esperava com alegria o momento que ele voltava do centro, pois sempre me chamava na calçada e me presenteava com balas e doces. Seus passos já eram muito lentos e ele nunca me falava nada, mas seu olhar era lindo e profundo e eu sentia que ele queria me dizer alguma coisa, mas nunca me disse.
Mas assim que Abel, sumia na curva da rua que leva hoje seu nome, meu pai me falava que aquele senhor tão gentil e já com uma idade tão avançada era um dos homens que ele mais admirava...
Quando nem em Araranguá existia luz, a casa de Abel em Praia Grande já era iluminada, pois ele mesmo inventou um gerador próprio.
Em 1922 construiu a primeira empresa de Café em Praia Grande” Café Rosenda”, tendo inclusive uma filial em Torres RS.
Seu Abel também teve empresa de açúcar, descascador de arroz e muitas granjas...Ele foi também, o primeiro farmacêutico do sul de Santa Catarina, atendia as pessoas e conhecia profundamente as alquimias dos remédios...Foi um cientista, professor, médico, inventor e um“Grande Político”.
Quando foi Prefeito de Araranguá, trouxe enorme desenvolvimento para a região, pois além de inteligente, era ousado, indo muito longe buscar recursos...
Em sua gestão Abel tornou público o Hospital Bom Pastor.
Meu pai dizia que Abel acreditava que a “Abertura da Estrada da Serra de Praia Grande” iria trazer enorme desenvolvimento para a região de Araranguá, pois os produtos e riquezas comercializados na época, vinham pela serra em trilhas, que só cavalos e mulas podiam passar, a abertura de uma estrada de acordo com Abel, também abriria as portas para o futuro. 
Então, este era o maior “Sonho” de Abel: Ver aberta a “Estrada da Serra de Praia Grande”.

Ele lutou a vida inteira pela abertura...Que hoje chamamos de “Caminho dos Cânyons”. 
Em 1956 conseguiu que o Governador Nereu Ramos, liberasse verbas para a compra de dinamites. Abel junto com seus homens de confiança, iniciaram a abertura da estrada da serra com “Suas Próprias Mãos”, que após as explosões tiravam manualmente os pedaços de rochas.  Com a morte do governador as obras pararam, mas ele era tão determinado que chegou a ir até o Rio de Janeiro , quando a capital do Brasil ainda era lá, e falou diretamente com o Presidente da República para solicitar ajuda para a abertura da Estrada da Serra...Mas não recebeu retorno, mesmo assim, nunca desistiu...
Abel nasceu em 1894 e em 1910, com apenas 16 anos já articulava com os comerciantes, tropeiros e moradores da região, a importância dessa obra, pois subia e descia a serra a cavalo, com seu Pai Manoel Esteves.
Então, na década de 60, meu Pai Ari, veio morar em Praia Grande e conheceu Abel, que já estava com quase 70 anos, mas que ainda não havia desistido do sonho da serra...Foi então na década de 70, no mandato do Prefeito Garibaldino Pereira Pinto, que o então Secretário da Prefeitura de Praia Grande, meu Pai, desenvolveu um novo Projeto para solicitar ao governador a obra. Foram então a Florianópolis, o Prefeito, os Freis Protásio e Gervásio e Ari, levar pessoalmente o novo projeto.
O Governador Antônio Carlos Konder Reis, veio então conhecer a serra e encantou-se com o projeto...E finalmente no dia 11 de abril de 1976, no último ano de mandato do Prefeito Garibaldino, deu-se início a abertura dos primeiros metros da estrada da serra, mas era ano de eleições...E tudo podia mudar...Mas meu Pai candidatou-se a Prefeito e venceu as eleições assumindo no ano seguinte em 1977 e prometeu a Abel que iria concluir a obra....Nesta época Abel estava com 82 anos...Mas no mesmo ano, no dia 5 de março, Abel veio a Falecer...E não pode ver seu sonho concluído. Mas meu pai deu continuidade aos trabalhos da abertura da serra...Lembro-me com alegria a minha infância e os momentos que acompanhei meu pai na obra...O cheiro do barro úmido! E a estrada ficava tão lisa que parecia chocolate em barra e eu tirava o calçado para correr sobre ela...E assim foram 4 anos...Eu crescia, enquanto a estrada se prolongava...Eu chegava lá, e tinham sempre mais alguns novos quilômetros...
E eu pisei em cada metro dessa estrada tão desejada por Abel!...E os estrondos das dinamites, que ecoavam das montanhas? Inesquecível infância!!!..
Finalmente em 1981, a estrada foi concluída por Ari Borges.
No dia da inauguração...Com toda a comunidade reunida em festa e muitas autoridades presentes, Ari Borges, com grande pesar de Abel ter partido sem ver a conclusão da serra, pegou o microfone em Praça Pública e sua voz ecoou nas montanhas que Abel tanto amou!...E com emoção, Ari falou:
“Sr Abel Esteves de Aguiar, seu sonho se realizou!”
Se a “Estrada da Serra de Praia Grande”, é uma das obras mais importantes para o desenvolvimento da região sul, imagina o que ela significa para os Praiagrandenses?! ...O Universo presenteou Praia Grande com os Cânyons, mas é a Estrada da Serra que dá o “Diploma”, para que “Praia Grande Viva a Sua Maior Vocação...Que é o Turismo!!!”...Se hoje sonhamos com o GeoParque, se hoje milhares de turistas do mundo inteiro visitam Praia Grande é porque pessoas como Abel e Ari, já pensavam muito a frente de seu tempo, lutando incansavelmente para o futuro que desfrutamos hoje.
A coragem, a persistência e a ousadia de Abel, ficaram marcadas no coração de meu Pai...Que dentre tantas heranças valiosas me deixou a história de Abel...
E assim, as gerações que por mim passarem, também saberão quem foi Abel Esteves de Aguiar.
” Abel...Tive eu o privilégio de descobrir o que havia no fundo do seu Lindo Olhar!”...
Lá existiu um dos espíritos mais evoluídos que escolheu nossa terra para morar”...
Que os aromas do meu doce chocolate, em ti possam chegar...
Em forma de agradecimento, por minha infância você fazer brilhar!!!


Texto: Michelle Clezar - 29 de Junho de 2017

Veja também