Além do naked dress: jeitos diferentes de usar transparência

Enquanto as celebridades continuam obcecadas pelo naked dress, as passarelas propõe alternativas mais originais.

Imagem: FOTOSITE/Agência Fotosite

Longe de mim querer falar mal da Beyoncé, da Rihanna ou de qualquer celebridade que já tenha usado um naked dress. Sem dúvidas, todas elas arrasaram ao escolher os modelões de estilistas como o ex-Givenchy Riccardo Tisci ou o ex-Roberto Cavalli Peter Dundas. No entanto, vamos concordar, já estamos um pouco cansados de ver o mesmo vestido (com bordados ou cores diferentes) pisando no tapete vermelho, não? Aliás, em geral, as pessoas têm muito medo de usar transparências porque, supostamente, elas são reveladoras e mostram a pele. E se a gente pensasse em usar essa tendência em ocasiões e de maneiras completamente diferentes?

Para nos ajudar nessa missão, vamos pedir ajuda das passarelas de Nova York, Londres e Milão que acabaram de apresentar (ou ainda estão apresentando) o verão 2018 — ou inverno, a moda anda meio louca, entenda mais sobre a nova (e esquizofrênica) sazonalidade fashion aqui. Tudo começou quando eu estava assistindo ao desfile da Tibi. Na maioria das vezes, o que se vê nas coleções da marca não surpreende, mas é impossível não imaginar todas as meninas cool da Big Apple usando essas peças desencanadas e ao mesmo tempo superfashionistas. O susto veio com um cinto de plástico colorido que funcionou como uma arma incrível de styling, e que fez toda a diferença na apresentação. Bem largo, o item aparecia em cima de blazers, embaixo de calças, quase como um corset que vai e volta para dentro da roupa. Em tons fluo, ele salpicava um efeito pop sobre peças mais sisudas e práticas para o dia a dia.

Daí começou a investigação fashion: será que existem outras marcas dando boas ideias como essa para usar transparência? Para a nossa sorte: sim! A estratégia mais comum é o vestido de tule ou qualquer outro tecido transparente que cobre um look total, já pronto. Pelo menos, foi assim na Calvin Klein e na Creatures of Comfort. Victoria Beckham, bem chic, criou algumas saias lápis — tudo numa paleta clarinha e delicada — para serem usadas com camisas masculinas xadrez. Há também quem invista em túnicas para usar com jeans como a esperta Emilia Wickstead, em Londres. Simone Rocha fez a linha roots e saiu amarrando uns “pedaços de cortina” em vestidos de renda volumosos meio esquisitos meio românticos — mix pelo qual a designer se tornou especialista em executar. Enfim, muita coisa!

texto: Pedro Camargo | Elle Brasil 

Veja também