Alimentos comestíveis mesmo fora da data de validade

13 comidas não perecíveis que podem ser armazenadas por muito tempo

Qualquer pessoa, alguma vez na vida, jogou algum produto no lixo por ele estar fora da data de validade indicada pelo fabricante. A nutricionista Letícia de Paula, afirma que o prazo indicado no rótulo é uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que determina a obrigatoriedade do fabricante de informar um prazo que garanta a qualidade adequada para consumo do produto.

Porém, existem alguns produtos que, se armazenados da forma correta, não estragam e não oferecem riscos à saúde de quem o consumir mesmo fora da data encontrada no rótulo. "No caso de produtos como arroz e feijão, por exemplo, o prazo de validade nos informa que o produto está fresco e novo, que irá cumprir todas as informações da embalagem, como cozinhar no tempo descrito e forma de preparo indicado pelo fabricante. Se for consumido fora dessa data o alimento não será prejudicial e terá suas propriedades nutritivas garantidas mas poderá por exemplo levar mais tempo para o preparo", explica Letícia.

Os nutricionistas Letícia de Paula e Carlos Cristovão, comentam e explicam quais são esses alimentos. Confira abaixo:

1. Extrato de baunilha

De acordo com a nutricionista Letícia de Paula, por ser feito de álcool, o extrato de baunilha permanece fresco e saboroso. Já a essência, trata-se de um produto sintético e com qualidade inferior ao extrato puro, por isso a conservação não é igual. "É mais vantajoso comprar a baunilha que é um pouco mais cara, mas não tem prazo de validade", sugere Letícia.

2. Molho de soja

"Para ter essa duração, o molho de soja deve ser de qualidade, significando que passou pelo seu processo de fermentação natural, que geralmente leva de alguns meses até dois anos para ser concluído. Então, é preciso tomar cuidado com algumas marcas que adicionam produtos químicos para acelerar esse processo, pois estes aditivos interferem e muito na qualidade do produto", afirma Letícia.

Carlos Cristovão sugere que o produto seja armazenado em um recipiente hermético, para que não permita e entrada de ar e prolongando sua validade.

3. Xarope de bordo (Maple syrup)

De acordo com Letícia, o Maple Syrup pode ser guardado sem prazo para consumir com a embalagem fechada. Quando o produto for aberto, deve ser mantido refrigerado para que possa ser consumido sem oferecer riscos à saúde.

4. Arroz

O arroz do tipo branco, selvagem, arbório, jasmine e basmati, pode ser guardado e consumido por tempo indeterminado, segundo informação fornecida pela nutricionista Letícia. Pois sua estrutura conserva todo o valor nutricional do grão. Já o arroz integral tem um teor maior de gordura, e por isso pode ficar rançoso, então é preciso obedecer a data de validade impressa na embalagem. É importante armazenar seu arroz adequadamente em um recipiente bem fechado, no qual não penetre ar, para não permitir a entrada de insetos, como carunchos.

5. Feijão

"O feijão cru também pode ser conservado por tempo indeterminado. Sua estrutura assim como o arroz conserva seu valor nutricional. Mas o grão mais velho pode demorar mais para amolecer e necessitar de um tempo maior no cozimento", explica Letícia. Porém, Carlos alerta que o grão deve ser conservado em local seco e sem umidade.

6. Café solúvel

Letícia explica que o café é sensível ao oxigênio, à luz e às altas temperaturas, por isso a melhor forma de conservá-lo, seja em grãos ou moído, é mantê-lo no próprio pacote, dentro de uma lata hermeticamente fechada e armazená-lo na geladeira. Só assim seus óleos ricos e aromas não serão perdidos. O café solúvel pode ser guardado no freezer se a embalagem foi aberta ou não, por tempo indeterminado.

7. Sal

"O sal é um mineral e por isso não estraga. Ele absorve rapidamente a água. No entanto, o sal iodado dura apenas cerca de um ano. Durante esse período de tempo, o iodo geralmente se evapora e o sal perde sua qualidade útil, embora você ainda possa usá-lo como sal de mesa comum. Já o sal kosher ou sal marinho, se conservam ao longo de anos" afirma Letícia.

Carlos recomenda que o produto seja armazenado em lugar seco e sem umidade, em um recipiente fechado, para que mantenha sua preservação.

8. Açúcar

"O açúcar não tem prazo de validade porque não proporciona o crescimento de bactérias. Recomenda-se que seja mantido em recipiente fechado e armazenado em local seco e sem umidade. O ideal é não deixar que ele endureça", propõe Carlos.

9. Vinagre branco

Nas palavras de Letícia, devido ao processo de fermentação que é exposto, o vinagre branco não tem uma validade para consumo desde que seja bem conservado. Carlos Cristovão recomenda a conservação em um pote de vidro com tampa e em local fresco e preferencialmente sem luz.

10. Amido de milho

"O amido de milho pode ser conservado sem validade, precisa apenas ter alguns cuidados com seu armazenamento. Precisa estar bem seco, em recipiente bem fechado e num lugar de temperatura amena", diz Letícia.

11. Bebidas destiladas

A nutricionista explica que com o tempo elas podem sofrer alterações no sabor, mas não perdem seu poder etílico. "Bebidas alcoólicas como vodka, whisky, rum e conhaque precisam ser armazenadas em um lugar fresco e escuro em garrafas adequadamente seladas", complementa.

12. Mel

Por possuir um teor de açúcar elevado, ele tem um baixo teor de água, o que dificulta o crescimento de bactérias ou leveduras. "O mel pode ser conservado por tempo indeterminado. Ele pode mudar de cor e se cristalizar, mas ainda poderá ser consumido sem problema algum. Se o seu mel ficar cristalizado, coloque o vidro aberto numa panela de água quente e mexa-o até os cristais se dissolverem", recomenda Letícia.

13. Massa seca

De acordo com os especialistas, se for bem armazenada e mantida em um local sem umidade, a massa seca não perderá sua validade. Isso porque, devido ao seu baixo teor de água, o produto não se torna propício para a proliferação de bactérias e nem se deteriora com facilidade.

Fonte: Minha vida

Veja também