Amamentação deve ser mantida durante a pandemia

Cuidados como o uso de máscara e higienização das mãos devem ser tomados pelas lactantes

 

Amamentar ou não durante a pandemia? Se você é lactante e está em dúvida, saiba que a recomendação de órgãos de saúde é a de que a amamentação não deve ser interrompida neste período. As pesquisas realizadas ainda não demonstraram dados que comprovem que o leite materno é um meio de transmissão do coronavírus e por isso, a orientação é que, desde que a mãe observe as orientações de higiene dos especialistas, o aleitamento deve ser continuado.

O professor da Unesc, ginecologista e obstetra e responsável pelo Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Santa Catarina, Allan Fagundes Pacheco, afirma que até o momento não há estudos conclusivos demonstrando que a contaminação de bebês se fez por meio da amamentação e não por outras formas de contágio, como gotículas de saliva.

Pacheco destaca que a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, a Sociedade Brasileira de Pediatria, Rede Fiocruz, o Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde recomendam a amamentação, destacando que os seus benefícios superam os riscos, e que as mulheres portadoras de Covid-19 que querem amamentar, devem ser estimuladas ao aleitamento.

Porém, é necessário que as lactantes observem as recomendações para garantir a segurança dos bebês. O professor da Universidade fala a seguir, quais as orientações mais recentes sobre aleitamento materno durante a pandemia: 

Quais cuidados que as lactantes devem ter em no seu cotidiano?

"Como as puérperas que estão amamentando são população de risco, as recomendações são de evitar aglomerações de pessoas, evitar ao máximo sair de casa e caso tenha que fazer isso, que seja sempre com máscara e levando álcool em gel. Ao entrar em casa, a lactante deve tirar as roupas utilizadas na rua e colocar para lavar, tomar um banho e utilizar roupas limpas. Já em casa, deve lavar as mãos com frequência e antes e depois das mamadas. Higienizar sempre os utensílios do bebê com água e sabão e manter a criança em ambiente limpo e arejado."

Uma mulher que está amamentando e tenha suspeita de estar infectada com o coronavírus deve tomar quais providências?

"Deve ser estimulada a continuar o aleitamento observando algumas orientações como lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos antes e depois de tocar o bebê, usar máscara facial cobrindo completamente nariz e boca durante as mamadas e evitar falar ou tossir durante a amamentação. Se isso ocorrer, a máscara deve ser imediatamente trocada. É importante que a mulher utilize uma máscara limpa a cada mamada."

"É importante também evitar que o bebê toque o rosto da mãe, especialmente boca, nariz, olhos e cabelo. Para mães com suspeita ou confirmadas, após a mamada, os cuidados do bebê como banho, hora do sono e troca de fraldas deve ser realizado por outra pessoa da casa que não tenha sintomas ou suspeita de estar infectada pelo vírus."

Como fica a doação de leite materno neste período de pandemia de Covid-19?

"A doação para Banco de Leite não é só recomendada como deve ser estimulada. Mas é contraindicada para mulheres que estejam com coronavírus e assim que o quadro for considerado curado, a doação poderá ser retomada. Vale lembrar que o leite doado passará por processo de pasteurização antes de ser entregue aos bebês."

 

 Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Foto: Divulgação e Mães que Escrevem

 

Veja também