APonte! - a reprodução do bem comum

Noite cultural com gastronomia marcam o lançamento de entidade de ‘educadores livres’

Uma noite agradável em boa companhia, cardápio caprichado, qualidades artísticas demonstradas em sarau cultural e a união de pessoas pela ação filantrópica. Em clima descontraído no Ristorante Il Piccolo, em 13 de outubro, foi assim lançada a rede de educadores livres APonte! idealizada por um grupo de profissionais liberais de Araranguá: o psicólogo Rafael Machado, o professor universitário Welther Serralheiro, o médico Rafael Reinehr e a bibliotecária Daiana Martins Tomás, além de outros colaboradores crentes na causa social, como Suzana Machado Simon, Paulo Simon, Lony Rosa, Chen Lin, Roney Kerber e demais. Entre as boas intenções, apresentadas na noite pelo grupo, estão os vários projetos envolvendo a transformação social por meio da cultura e do aprendizado na comunidade e na Escola Rio dos Anjos - distrito Hercílio Luz em Araranguá. Como exemplo disso são as ações para uma maior interação dos pais e moradores com a unidade escolar, onde eles formam tipo um ‘mutirão’ para reformas e também colaboram com a construção da nova biblioteca, a qual passará a ser instrumento de educação de todas as pessoas da localidade.

 

Vale refletir: qual a definição de ser solidário? As atitudes de caridade mais comuns são: a compra de uma camiseta de campanha, participação em eventos em prol de entidade assistencial, escolha de produtos com selos verdes. Mas será que esta bondade é genuína? Se nem sempre há o real conhecimento para quem chega a sua ajuda.

 

Ser altruísta é agir de modo a conciliar a satisfação pessoal com o bem-estar e a satisfação do outro, de sua família, comunidade, bairro e até país. Um ato generoso gratuito, uma bondade desinteressada, a qual é uma disposição sem aguardar recompensas.

 

Assim o primeiro convite da ONG APonte! é o engajamento das pessoas para o Dia Global do Altruísmo em 11 de novembro, cuja ação é uma prática individual pelo bem comum ao redor do mundo. (Saiba mais: http://111111.coolmeia.org/).

 

Pequenos atos já causaram grandes revoluções. Por isso o principal objetivo da ONG é sair do modismo existencial e formar uma rede onde todos podem ser educadores, transmitindo, livremente e de forma presente, o que sabe fazer para outras pessoas. Para começo os organizadores reuniram cerca de 80 pessoas para conhecerem sua fundação, agora vai de cada um compreender o significado desta cooperação mútua.

Veja também