Pilates: benefícios para o corpo e a mente

Um sistema completo de condicionamento físico e reeducação postural


Um sistema completo de condicionamento físico e reeducação postural, o pilates é hoje um exercício físico cada vez mais procurado pelas pessoas. Ele reúne inúmeros movimentos que auxiliam no fortalecimento da musculatura mais profunda e mais superficial, o que ocorre de dentro para fora. Para alguns, ele já faz parte de um estilo de vida, desenhado numa linha preventiva, estética e saudável.

O pilates é muito buscado para reabilitações pós-cirúrgicas, onde o paciente necessita de um acompanhamento mais seguro e profissional, para melhores resultados e que sejam moldados para cada caso. A técnica também faz parte da recuperação pós covid 19. Acesse para saber mais sobre este caso específico: “Pilates na reabilitação de pacientes pós covid”.

A fisioterapeuta Crislaine Patel do Studio Fisio & Pilates Bem Estar, de Araranguá, explica que os benefícios vão além do condicionamento físico, a saúde psicológica também é estimulada através da respiração e do autocontrole, essenciais para a prática deste exercício. “É uma técnica que você pode levar para a vida, ela traz uma melhora muito significativa para o seu corpo e a sua cabeça, nos ajuda e encoraja para cuidar mais da nossa saúde, principalmente, quando os resultados começam a aparecer”, comenta Crislaine. Ela também lembra que os treinos são montados especificamente para cada pessoa, que sempre dependerá do objetivo e da avaliação física, e que o acompanhamento deve ser expresso aos cuidados de um profissional qualificado, com finalidade de obter efeitos positivos e seguros ao paciente.

6 princípios base do pilates

  1. Centro de força: também chamado de core, que são os músculos abdominais, que deve ser considerado foco de todos os exercícios, já que promove a estabilização do tronco;

  2. Concentração: já que é preciso ter total concentração na realização dos movimentos para ter os benefícios;

  3. Controle do movimento: com o objetivo de melhorar a coordenação motora;

  4. Fluidez de movimento: para que não haja grandes impactos;

  5. Precisão: que diz respeito à qualidade do movimento;

  6. Respiração: que deve ser sincronizada com cada movimento realizado.

Benefícios do pilates para o corpo

  • Flexibilidade;

  • Ganho de Força Muscular;

  • Estabilidade Articular;

  • Ajuda no Emagrecimento;

  • Diminuição do Estresse e Ansiedade;

  • Pré e Pós-Parto;

  • Artrose;

  • Escoliose;

  • Hipercifose;

  • Hérnia de Disco;

  • Coordenação e Equilíbrio;

  • Melhora do Padrão Respiratório

A mobilidade prejudicada após um trauma, como ossos fraturados, luxação muscular, dores nas costas, como lombalgia, também é motivo de grande procura pela prática e que possuem os melhores resultados possíveis sobre cada caso.

Outra indicação da Dra. Crislaine Patel, é que o pilates seja praticado de forma regular, pois assim é possível garantir os benefícios e promover a qualidade de vida.

E aí? Que tal se render a essa técnica? Afinal, a sua saúde é extremamente importante.

Agende uma avaliação no Studio Fisio & Pilates Bem Estar, e conheça melhor esse sistema que pode mudar a sua vida.

(48) 9 9932-6878
Rua Dr. Virgulino de Queiroz, 520 - Centro, Araranguá
Dra. Crislaine Patel. Crefito 223802-F

 

Veja também