Carnaval de La Pedrera: radiante, multitudinário e colorido

Carnaval no Uruguai se renova a cada ano

De 1950 até o início dos anos 1990, amigos e vizinhos de La Pedrera se reuniam e se fantasiavam para depois ir ao centro do balneário para curtirem juntos o carnaval. Em 1999, foi realizada a primeira edição oficial, pelo Club Social y Deportivo, do hoje conhecido Carnaval de La Pedrera, que chegou a reunir 200 pessoas. O que eles não imaginavam é que anos depois se tornaria o carnaval mais popular do Uruguai.

Em suas primeiras edições, tratava-se de um carnaval jovem, espontâneo, multitudinário, de autoconvocação e colorido. O desfile começava à tarde, guiado por crianças, que desfilavam fantasiadas na Avenida Principal. A festa reunia cabeçudos, tambores e um grupo de carros alegóricos com diferentes temáticas, feitos pelos vizinhos.

Poucas edições depois, Maitena, a cartunista argentina e vizinha de La Pedrera, entra em cena, para dar seu toque à festa; assim como Gustavo "El Pelado" Cordera, ex-líder do grupo de rock argentino Bersuit Vergarabat, fez por muito tempo.

O Carnaval de La Pedrera, chegou a reunir 20.000 pessoas em 2015, no qual participaram grandes grupos de amigos que escolhiam um determinado tema (piratas, prisioneiros ou até bebês) e chegaram "à caráter" com muita criatividade. Pessoas locais e turistas do mundo inteiro enchiam a principal avenida do balneário, com guerras de água, música, dança e muita diversão.

O renovado Carnaval de La Pedrera: carnaval das crianças

Desde 2018, o Carnaval de La Pedrera recuperou o espírito com que nasceu: criativo, artístico, familiar e divertido. Segunda-feira à tarde é o momento mais esperado de cada Carnaval: a avenida principal se enche de personagens coloridos luzindo suas fantasias feitas semanas antes nas oficinas do Club Social y Deportivo.

Todos participam das oficinas coletivas, desde crianças até avós. E tudo termina em uma grande festa familiar e de rua, com fantasias, cabeçudos, malabarismo e tambores. Graças ao apoio da Administração Departamental de Rocha, a espuma e o álcool não são mais vendidos na rua, e isso permitiu que vizinhos e visitantes se divertissem novamente em meio a um mundo de cores e fantasias, cujos principais protagonistas são as crianças.

Conselhos para curtir o Carnaval de La Pedrera

1- Planeje a hospedagem com antecedência. (Encontre hospedagem em La Pedrera)

2- Curta com uma atitude lúdica e responsável. Diversão não significa excesso. Cuide-se e cuide do meio ambiente.

3- Use roupas confortáveis.

4- Participe das oficinas coletivas do Clube Social y Deportivo para montar sua fantasia.

Fonte: Uruguay Natural - Ministério de Turismo

Veja também