Casamentos: dicas para quem quer produzir um evento diurno

Especialista fala sobre o tema e dá sugestões para quem quer uma festa durante o dia

Produzir um casamento não uma das tarefas mais fáceis, mas também não precisa ser um bicho de sete cabeças, afinal esse é um momento especial e que deve ser aproveitado desde o planejamento até o grande dia. Casamentos diurnos têm ganhado cada vez mais a tenção dos noivos pela versatilidade, já que eles podem ser realizados em espaços internos e é claro, externos.

De acordo com Ana Paula Da Matta, cerimonialista parceira da chácara Encanto das Areias, as possibilidades para um casamento diurno são inúmeras, e organizá-lo não é uma tarefa assim tão complicada, desde que você esteja atento a alguns detalhes. “Produzir um casamento é sempre um grande desafio, é um momento muito especial e deve estar em sintonia com os noivos, casamentos diurnos nos dão inúmeras possibilidades desde as mais simples até as mais glamorosas”, esclarece.

Se você está pensando em se casar e não tem certeza do horário, local e nem sabe por onde começar, as dicas abaixo vão te ajudar e facilitar todo o processo de organização da cerimônia.

O espaço depende da sua personalidade.

A primeira coisa a ser escolhida é o espaço. A vantagem dos casamentos diurnos é que eles te dão várias possibilidades e sempre rendem fotos lindas. Pode ser um casamento clássico ou até mais despojado, ao ar livre em uma chácara ou até em um salão fechado, se você quiser, pode sim se casar na igreja. “O casamento diurno pode sim ser realizado na igreja, claro, que de uma forma mais leve, menos tradicional, o que define o local do evento é a personalidade dos noivos”, esclarece a cerimonialista.

Convite

Escolher o convite também está na lista de tarefas mais difíceis na organização de um casamento, são tantas as opções que os noivos chegam a ficar confusos. O importante aqui, é você saber que ele tem que ter a cara do seu casamento, para que os convidados possam entender a festa ao receber convite. Exemplo, seu casamento será ao ar livre, com um ar bem floral, isso deve estar representado no convite, de preferência nos mesmos tons da decoração. Agora, se você opta, por exemplo por um casamento ao ar livre, com uma pegada mais rústica, uma boa ideia é apostar no papel kraft linhão para a produção do convite.

A decoração

No que se refere a decoração da festa, ela também tem que transparecer a personalidade do casal. Para casamentos de dia, é legal apostar em tons claros e alegres. Se você for se casar pela manhã, tons claros e decoração clean são uma ótima opção, se a cerimonia for à tarde, você pode investir em um mix de flores com tons mais quentes como laranja e amarelo. A vantagem dos casamentos nesses horários é que eles evidenciam a beleza do local do evento, seja em um salão ou em um gazebo ao ar livre.

O que servir aos convidados?

Está aí outro desafio, o cardápio. Mas calma, tudo tem solução. A dica básica é ele tem que estar adequado com o horário e o estilo do evento, para evitar complicações na hora de aproveitar o evento. “Se os noivos optarem por um casamento pela manhã, o ideal será um brunch, que nada mais é que uma mistura entre o café da manhã e o almoço, com frutas, panquecas, pães, tortas etc. Se a opção for o casamento na parte da tarde, podemos mesclar dois cardápios, servindo opções mais leves e conforme for anoitecendo o jantar. Tudo vai depender do perfil dos noivos”, complementa a cerimonialista. Outra dica legal é se o casamento for no verão servir durante a cerimônia águas saborizadas e se for no inverno, chás ou até um chocolate quente.

O visual do casal

Casamentos diurnos geralmente são mais íntimos, mais clean, menos sofisticados, então o legal é que os noivos estejam vestidos nessa linha. Quanto ao noivo, ele pode apostar em algo mais tranquilo, despojado, a formalidade da gravata e paletó não são mais obrigatórias. Suspensórios, gravatas borboletas ou estampadas, também são uma opção dependendo do local, se a cerimonia for em uma igreja é melhor optar pelo visual mais clássico. Quanto as cores, elas podem ser mais claras ou cinza. Já quanto ao visual a noiva, a dica é aposte no simples, no delicado e no conforto. Tecidos leves, florais, fluídos são ótimos e combinam com o horário. Brilho? Pode sim ser usado, mas com parcimônia.

Pelo horário, esse estilo de evento costuma ser mais intimistas e, por consequência, mais delicado, mas ainda segundo Ana Paula, isso não quer dizer que ele não possa ter personalidade, basta que os noivos tenham criatividade e a festa será inesquecível. “Casamentos diurnos são uma ótima opção, esse estilo de evento tem inúmeras possibilidades, basta usar a criatividade. Você pode por exemplo, se casar em um lindo domingo pela manhã e seguir com um almoço especial é diferente e muito prático”, finaliza.

Fonte: Bruna Bozza Prodocimo

Fotos: Mayke Andrade

 

Veja também