Centro de Inovação Social da Abadeus é apresentado à Ministra Damares e comitiva

Deputado Federal Daniel Freitas anunciou liberação de emenda ao projeto

A Associação Beneficente Abadeus recebeu na manhã deste domingo (28) a visita da comitiva liderada pela ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, que chegou ao Sul catarinense nesse sábado (27). Responsável por intermediar o encontro, o deputado federal Daniel Freitas aproveitou a ocasião para anunciar a liberação de emenda parlamentar, no valor de R$ 150 mil, ao mais novo projeto da entidade: o Centro de Inovação Social.

Pioneiro na região, o Centro de Inovação Social da Abadeus pretende formar público para as instituições de ensino superior e Centros de Inovação espalhados pelo estado. As crianças e jovens beneficiados, em situação de vulnerabilidade, terão acesso a programas voltados à tecnologia, inovação, robótica, empreendedorismo, entre outras soluções customizadas para os desafios da indústria 4.0.

“Queremos que os jovens de escola pública também tenham condições de acesso ao novo mundo do trabalho, ainda mais acelerado em razão da pandemia. O Centro de Inovação Social da Abadeus estará firmado em um tripé de inteligências: emocional, empreendedora e artificial”, explica a diretora executiva Shirlei Monteiro.

O projeto já conta com R$ 300 mil doados pela Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho e serão usados na revitalização do pavilhão do Centro Multiprofissionalizante da entidade. Já o recurso anunciado pelo deputado será investido em mobiliário e equipamentos. A obra deve estar concluída até dezembro deste ano para início das atividades em 2021.

Acompanhada do secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício José Silva Cunha, e da secretária nacional da Juventude, Jayana Nicaretta, a ministra conheceu ainda outros projetos sociais desenvolvidos pela entidade, com destaque para o Sinfonia de Talentos, voltado à musicalização de crianças, jovens e adultos, e o projeto Jovem Aprendiz, que prepara e insere jovens entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho.

Tecnologia social da Abadeus replicada nacionalmente

Diante da expertise apresentada pela Abadeus, a ministra propôs aos secretários o estudo de uma parceria com a entidade. A ideia é replicar a tecnologia social desenvolvida na região em outras partes do território nacional.

“Estou encantada com o trabalho realizado em Criciúma. Precisamos pensar urgentemente em formas de compartilhar, de transferir esse know how e protagonismo da Abadeus para outras entidades”, elogiou a ministra.

Também acompanharam a visita à entidade as deputadas estaduais Caroline de Toni e Ana Caroline Campagnolo, além do prefeito Clésio Salvaro.

Texto e fotos: Caroline Bortot

Veja também