Chefe sombriense vem da Alemanha cozinhar para amigos

Fabiano da Cunha Miguel reproduz menu premiado em noite gastronômica

 

Uma noite maravilhosa e inesquecível, reuniu pessoas para celebrar a amizade, o talento e a boa mesa. Assim pode ser descrito o encontro da última sexta-feira, na residência da lagoa do casal de advogados Lana e Everaldo Ferreira, em Balneário Gaivota.  

“Meu coração vibrava de alegria. Eu me senti realizado em poder cozinhar para meus conterrâneos”. O depoimento emocionado é do empresário e chefe Fabiano da Cunha Miguel, o Fábio, em torno de quem todos se reuniram.

Fábio mora há quase duas décadas na Alemanha, onde durante dois anos se manteve vendendo bolos. Apresentou a tradicional ‘nega maluca’ brasileira aos alemães da sua vizinhança e foi ganhando clientes. Passou a incrementar as receitas, trabalhar ainda mais e numa trajetória difícil, mas sem nunca desistir de seguir adiante, conseguiu abrir um ponto comercial. Hoje administra dois restaurantes premiados pela crítica especializada de Hamburgo, onde vive com o marido, Klaus.

Fábio costuma vir duas vezes ao ano ao Brasil, porém, nunca havia reunido um grupo para mostrar seus talentos culinários. Desta vez deu uma verdadeira aula de gastronomia e preparou o menu premiado para cerca de 20 pessoas com ingredientes que trouxe diretamente da Alemanha. 

Menu al Filon! Entrada fria: Tomates recheados com tarta de abacate com avelã acompanhado de molho de mostarda francesa. Entrada quente: Sopa de abóbora com manga e gengibre acomodado de frango grelhado com trufas negras. Pratos principais: Spaghetti ao molho de vinho branco com camarão e tomates cereja, picanha cozida no vinho tinto ao molho de tomate com casca de laranja e canela, acompanhado de purê de batata com essência de trufas brancas. Sobremesa: Pastel de nata ( Belém como em Lisboa) acompanhado de vinho do Porto tinto!

A confraternização foi resultado do desejo de amigos queridos. Lana já havia convidado o chefe e seu companheiro para jantar em sua casa. Ao mesmo tempo, ele e a comunicadora da rádio 93.3 FM, Marivânia Farias, sonhavam com a possibilidade de oferecer as pessoas maior acesso ao mundo da alta gastronomia. Generoso, o chefe estrelado gosta de ensinar o que sabe, democratizando o saber e o sabor do que produz. “Eu também estou sempre aprendendo no contato com as pessoas, adoro isso”, diz.

Como a sua estadia em Sombrio é pequena para tanto compromisso, surgiu à ideia de reunir amigos e ao mesmo tempo abrir espaço para um ouvinte da emissora, interessado em cozinhar. Lana Ferreira abraçou imediatamente a ideia e com entusiasmo ofereceu seu lar para torná-la realidade.

A 93.3 FM sorteou entre seus ouvintes aquele que partilharia da noite memorável. A grande quantidade de pessoas interessadas na promoção mostrou como a culinária vem ganhando conotação de prazer, e até de lazer, entre as famílias. A vencedora foi a jovem Daiana Zemiani, que adorou a experiência. “Meu Deus, o que falar dessa noite de sexta-feira. Simplesmente maravilhosa”, disse ela.

Fábio encerrou falando dos valores que norteiam sua vida: humildade, gratidão e a máxima de que se você se propõe a fazer algo, que faça bem feito.

Veja também