Cidades catarinenses participam do ranking Green Destination

Municípios que entrarão no concurso aos Melhores Destinos Sustentáveis, fazem parte do Programa Del

Nove dos 10 destinos turísticos brasileiros que concorrem ao Green Destination Top 100 deste ano, um ranking internacional de destinos turísticos, pertencem a um programa inovador catarinense, o Programa de Desenvolvimento Econômico Local.

De Santa Catarina, as cidades de Schroeder, Rio Negrinho, Gaspar e Forquilhinha irão participar do concurso dos 100 Melhores Destinos Sustentáveis, que é organizado para mostrar histórias de turismo sustentável e boas práticas de destinos locais e regionais, como exemplos inspiradores para outras pessoas, operadores turísticos e viajantes. Além das cidades catarinenses, as gaúchas Rolante e Canguaçu, e as potiguares São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul e Parnamirim, que também desenvolvem o Del, estão inscritas no Prêmio.

Segundo a diretora de turismo da Facisc, Ciça Muller, ser selecionado para participar de uma lista como esta, já é um grande avanço para o município. “Além de demonstrar claramente que a cidades buscam um turismo sustentável e planejado, elas se beneficiam com uma consultoria a partir do relatório que elaboram”.

Foto: Cidade de Forquilhinha 

Para participar, um relatório com os 15 principais critérios de sustentabilidade e boas práticas é elaborado pelas cidades. Serão avaliadas também as ações desenvolvidas durante a crise do Covid-19 com as respostas imediatas ao lidar com o coronavírus e os planos para a recuperação inteligente e sustentável pós-Covid-19. Serão avaliados também a natureza e o ecoturismo, turismo, comunidade e cultura, turismo, meio ambiente e clima ou qualquer um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU.

Os destinos se beneficiam da participação usando a plataforma on-line do Padrão Green Destinations, que ajuda a melhorar a sustentabilidade do turismo, criar apoio da comunidade local, fortalecer parcerias e tornar o turismo mais lucrativo e atraente do ponto de vista da experiência do visitante.

A lista será divulgada entre 6 a 8 de outubro com os 100 principais destinos turísticos sustentáveis.

O Top 100 tem como objetivo mostrar histórias de turismo sustentável e boas práticas como exemplos inspiradores para outras cidades.

Foto: Cidade de Schroeder

*Exemplo prático *

A cidade de Schroeder, que fica no Norte do estado, foi convidada a se inscrever na competição por conta das características de desenvolvimento que atua devido a sua participação no Programa Del. “A participação na competição e diagnóstico dado serão de extrema importância para o município melhorar ainda mais a área sustentável do turismo. Criando apoio da comunidade local, fortalecendo parcerias e tornando o turismo mais lucrativo e atraente para o visitante”, afirma Ivânio Dalton Laube, diretor de Turismo do Del na cidade.

Del e Del Turismo

Desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, a Facisc, o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (Del), conta com o apoio dos parceiros Alemães: BBW internacional, Sequa e BMZ e é um programa que visa mensurar o potencial econômico do município e tem como objetivo instituir um modelo de gestão capaz de contribuir para a economia local em prol do desenvolvimento econômico sustentável. A Green Destination é a maior associação em turismo sustentável no mundo.

Foto: Cidade de Gaspar

A Rede DEL Turismo é uma plataforma de diálogo por meio da aprendizagem, interação e desenvolvimento coletivo de iniciativas e projetos visando o fortalecimento do Turismo. Consiste em uma parceria entre a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Norte (SENAC RN), a Federação das Associações Empresariais do Rio Grande do Sul (FEDERASUL) e as Beruflichen Fortbildungszentren der Bayerischen Wirtschaft (bfz) da Alemanha.

Facisc e Green Destination

Um protocolo de intenções assinado entre a Facisc e a Green Destination, sela a parceria internacional para trazer um diagnóstico atual para os município em relação à sustentabilidade e ao turismo local. A parceria é sem custo aos municípios devido aos esforços que os atores, como o setor de turismo, DEL Turismo e Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de realizam nas áreas avaliadas.

 

Texto: FACISC Comunicação

Foto capa: Cidade de Rio Negrinho

Fotos: Divulgação

Veja também