Cientistas descobrem como cultivar algodão colorido, eliminando os corantes químicos

Uma estufa de alta tecnologia na Austrália, têm o potencial de transformar a indústria têxtil global

Algumas dezenas de placas de Petri em uma estufa de alta tecnologia em Canberra na Austrália têm o potencial de transformar a indústria têxtil global. Elas contêm tecido vegetal, que em poucos dias se transformará em algodão: não é um algodão branco comum mas um com uma variedade de cores. Eles são o produto dos criadores de plantas da CSIRO dedicados à produção de fibras naturais melhores e sustentáveis ​​que, esperamos, um dia levarão a um algodão colorido e elástico sem rugas, como alternativa natural os tecidos sintéticos.

Colleen MacMillan lidera a equipe de cientistas que decifraram o código de cores molecular do algodão, adicionando genes para fazer as plantas produzirem uma cor. “Ter o algodão produzindo sua própria cor é uma virada no jogo”, disse MacMillan. “Fizemos alguns amarelos brilhantes muito bonitos, com cores douradas e alaranjadas, até um roxo muito profundo”, disse a colega cientista Filomena Pettolino.

Levará vários meses até que o tecido colorido da planta que eles criaram se transforme em plantas com algodão; somente então os cientistas estarão absolutamente certos de seu sucesso. Mas tudo aponta dessa maneira. Outro sinal positivo é que os genes do algodão colorido, inseridos nas plantas de tabaco verde, apareceram como manchas coloridas nas folhas.

Se as folhas do algodão biotecnológico (geneticamente modificado) forem coloridas, a fibra essencial também será. Para os cientistas envolvidos, a descoberta foi um momento eureka. “Quando vimos os resultados, trouxe uma lágrima aos meus olhos porque foi um momento muito especial”, disse MacMillan.

Uma vitória para a sustentabilidade

A indústria de algodão da Austrália, que vale cerca de US$ 2 bilhões anualmente, será um das principais beneficiárias. Embora o algodão seja renovável, reciclável e biodegradável, ele ainda precisa ser tingido, e o uso de corantes químicos às vezes perigosos é considerado um problema ambiental da indústria. Particularmente significativo é o trabalho da equipe da CSIRO de produzir algodão naturalmente preto para substituir os corantes pretos, que são considerados as cores mais poluentes dos tecidos.

O executivo-chefe da Cotton Australia, Adam Kay, está observando o trabalho dos cientistas de perto. “Fizemos tudo isso para melhorar nossas credenciais ambientais, mas ainda o uso de corantes é algo que pode impactar o meio ambiente”, disse Kay. A equipe também está trabalhando em um projeto de longo prazo, criando algodão elástico sem rugas que não requer passar a ferro. Isso significa testar milhares de plantas de algodão para transformá-las em novas variedades de super algodão para produzir fibras com maior elasticidade que podem competir com os sintéticos.

 

Fonte: Stylourbano e Assintecal

Fotos: Divulgação

Veja também