Dicas: Como manter móveis com aparência de novos

Dicas ajudarão a realizar essa tarefa

Para manter a aparência de novos e garantir durabilidade, as madeiras, pinturas e acabamentos de móveis precisam de cuidados especiais. Para ajudar nessa tarefa, dicas podem ajudar a tornar mais simples a atividade.

O primeiro passo é proteger os móveis do sol, pois a exposição direta pode alterar as cores da madeira e até manchá-la. Manter as cortinas da casa ou do escritório fechadas nos períodos do dia em que os raios são mais intensos é uma forma eficaz para não causar danos.

Não deixe objetos quentes diretamente apoiados no móvel e nem água empoçada sobre ele. No que diz respeito à limpeza de qualquer superfície, a regra básica é utilizar pano seco ou levemente umedecido com água. Nunca arraste o móvel – se for preciso removê-lo, esvazie totalmente e puxe-o pela base, ou local bem próximo a ela.

Além desses cuidados, cada material requer algumas atenções específicas. Quando há veios, o pano úmido deve ser passado no mesmo sentido deles, para evitar manchas, seguido de pano seco para eliminar completamente a umidade. Em superfícies metálicas, nunca use qualquer tipo de palha de aço.

Enquanto estiver intacto, o cromado – um acabamento que protege o ferro e o aço contra a ferrugem, impede que esta ataque o que estiver sob a proteção. Existem produtos especiais para serem usados nestes acabamentos – jamais utilize solventes, tais como querosene, gasolina ou thinner, pois em contato com o sol, os danos poderão ser profundos.

Para vidros e cristais indica-se os produtos do tipo limpa-vidros ou mesmo álcool. Para os acrílicos, somente pano seco ou umedecido em sabão de coco ou neutro. Para os acabamentos em couro, nunca use óleo de mamona. Apesar da maciez momentânea, ele gera trincas e brilho excessivo, futuramente. Qualquer líquido derramado sobre o couro deve ser removido com urgência. A exposição ao sol pode manchar o móvel ou até criar flacidez no material.

O mármore, ao contrário do que muitos pensam, não é impermeável. Aqui também vale usar toalhas ou apoios para copos, xícaras e outros portadores de líquidos ou molhos. Se algo cair e permanecer no mármore, ele ficará manchado, especialmente, refrigerantes, vinhos e café. Se o mármore for arranhado é possível restaurar a resina que o protege com a ajuda de um profissional marmorista.

 

Fonte: ImovelWeb

Foto: Casa Abril

Veja também