Conheça as cachoeiras de Timbé do Sul

Que Timbé do Sul é rico em natureza e preservação, muitos sabem. Mas, nem os moradores do município conhecem uma por uma. Isso porque a quantidade é grande e ainda há cachoeiras que foram recém descobertas.
Mas então, por que não aproveitar estes dias quentes e conhecer as montanhas e águas cristalinas?
Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento e Turismo, hoje no interior do município são mais de 50 cachoeiras catalogadas, de tamanhos pequenos a grandes, podendo ter até 200 metros, que resguardam a beleza do local preservado. “Algumas já eram conhecidas e outras foram descobertas, batizadas com os nomes que apresentam fundamento conforme o local, buscando a história ou relevância para dar o nome”, explicou o secretário de Planejamento e Turismo, Gislael Floriano.
Não só para conhecer, os locais são propícios para o banho e turismo de aventura. Mas nem todas possuem fácil acesso. Por isso a Secretaria mantém, durante todo o ano, trilhas, placas e manutenção de alguns locais para acesso ao turista e moradores de Timbé do Sul. “O turismo tem ganhado cada vez mais espaço na nossa região devido ao empenho do secretário Gislael. Buscamos dar infraestrutura nas estradas e construção de pontes. Hoje somos responsáveis por mais de 600 km de estradas municipais e dar essa atenção está sendo uma conquista”, destacou o prefeito, Eclair Alves Coelho.
Mesmo assim, ainda faltam locais para serem explorados pela Secretaria devido a dificuldade de acesso a estas cachoeiras. “Algumas são íngremes, verticais, com escalada, trilhas com médio a alto grau de dificuldade por ser dentro dos Cânions, mas nada que um bom trilheiro não desfrute, com uma pitada de aventura extrema”, comentou Floriano.
Contudo, as cachoeiras que os moradores e turistas conhecem, geralmente possuem fácil acesso e condições para um dia de grande divertimento. “Estou feliz por ter registrado tantas cachoeiras em nossa cidade. Temos diversidade de tamanho, volume de água e cada uma com sua beleza particular. Visitá-las é recarregar as energias, por isso a importância de preservar a natureza”, contou sobre a experiência, o secretário.
Na temporada de verão o fluxo de pessoas aumenta consideravelmente. Dentre as mais de 50 cachoeiras, as procuradas são Cachoeira da Cortina , Cachoeiras do Rio do Salto , Cachoeiras da Trilha do Portal (Bromélias, Macuco e Begônia), Cachoeira das Noivas , Cascata do Padre, além das piscinas naturais.
Informações sobre os acessos a Secretaria Municipal de Turismo pelo telefone (48) 3536-1133 ou com Helker Napoli pelo (48) 9143-9138.
Assessoria de Imprensa - Giorgia Daniel