Connection potencializará a relação do setor audiovisual com o turismo

Turismo cinematográfico e film commissions estarão na pauta dos debates. Confira entrevista com o cineasta gaúcho Zeca Brito!


Mais de 10 produtoras cinematográficas estarão participando do Connection, evento internacional que acontece de 11 a 13 de maio, em Gramado. Cultura e Turismo sempre estiveram entrelaçados, mas agora essa relação poderá ser potencializada gerando benefícios para os dois setores. Para isso, o Connection ampliará os debates sobre temas como turismo cinematográfico e film commissions, buscando fomentar este mercado em solo gaúcho e brasileiro.

A programação de conteúdo do evento, que no primeiro dia homenageará os 50 anos do Festival de Cinema de Gramado, acontecerá no icônico Palácio dos Festivais. Para falar sobre a importância dos festivais para o desenvolvimento de destinos, se apresentarão Rosa Helena Volk (Festival de Cinema Gramado) e Jorge Cespedes (Festival de Cine de Punta Del Este).

As film commissions também ganharão espaço na grade temática com a participação de André Faria (Diretor Executivo da Rede Brasileira de Film Commissions), Joana Braga (Porto Alegre Film Commission), Vanessa Lombardi e Raquel Pellegrini (Santos Criativa). Durante o Connection também será nomeada a Gramado Film Commission, marcando um importante passo do destino para se tornar um polo do audiovisual. 

Nos debates sobre turismo cinematográfico estarão os atores Thiago Lacerda e Werner Schunemann - que possuem um forte vínculo cultural com os locais em que realizaram gravações - Cláudia Mara Borges (Turismo do Estado do Rio Grande do Sul) e Carlos Alves (Diretor Presidente do Grupo Record RS). O cineasta Zeca Brito, com vasta experiência em produções audiovisuais, será um dos moderadores do evento.

Mais informações sobre o Connection e compra de ingressos podem ser feitas pelo site www.festurisgramado.com/connection


Palácio dos Festivais - Gramado (RS)

ENTREVISTA

"O audiovisual tem muito a oferecer na consolidação de destinos e na divulgação de cenários"

Para expandir o tema, conversamos com Zeca Brito, que além de cineasta é diretor do Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul (Iecine). Zeca dirigiu e roteirizou curtas e longas-metragens exibidos no Brasil e no exterior. Seu curta Aos Pés foi escolhido Melhor Filme Júri Popular no Festin Lisboa 2009, e seu primeiro longa-metragem, O Guri, foi exibido em festivais internacionais e no Canal Brasil.

Mais recentemente, o cineasta dirigiu trabalhos como o documentário A vida Extra-Ordinaria de Tarso de Castro (2017) e o longa-metragem de ficção Legalidade (2019), premiado na “Mostra: Brazilian Film Series” em Chicago, nos Estados Unidos. Confira a entrevista na íntegra: 

Qual a importância e interesse de mais de 10 produtoras cinematográficas do RS estarem participando do Connection? 

Zeca Brito - "É muito importante essa aproximação, são produtoras que se legitimaram através de obras audiovisuais de muito sucesso comercial e artístico. São produtoras que conhecem o território do RS e seu potencial para o desenvolvimento de uma indústria criativa sólida, longeva, com garantia de geração de empregos. O Connection vai oportunizar o debate e o planejamento de ações que possam potencializar o audiovisual em consonância com o setor turístico."

Na sua visão, de que forma o cinema pode usufruir da riqueza e potencial turístico de diferentes regiões? Qual peso o local/destino tem nas produções audiovisuais?

Zeca Brito - "É uma relação de troca, onde se estabelece um ecossistema de produção artística ligada ao turismo. O audiovisual tem muito a oferecer na consolidação de destinos, na divulgação de cenários, paisagens e locações. É importante frisar que regiões que já dispõe de infraestrutura turística estão mais próximas da realização cinematográfica. A produção audiovisual se vale da mesma cadeia de serviços do setor turístico: hotelaria, alimentação, transporte, segurança e infraestrutura. Por esse motivo, territórios que já possuem esses serviços consolidados estão mais próximos da atração da indústria do audiovisual."

Em Legalidade, uma de suas produções, o longa explora muito a cultura e história gaúcha, inclusive com cenas gravadas no interior. Além do produto final em si, estão entre os legados das suas produções a preservação da memória e estímulo à cultura e turismo?

Zeca Brito - "Acredito que sim, a memória e a cultura também são elementos que agregam na implementação de um ambiente favorável ao turismo. O turismo cultural, que passa pelas datas festivas, pelas atrações de caráter regional, tradições e folclore, perpetua valores ao mesmo tempo que gera empregos e serviços. O interior tem muito a ser explorado ainda em obras audiovisuais, e essa aproximação com a cadeia turista é estratégica para o desenvolvimento de ambos os setores."

Fonte: Gustavo Bauer / Assessor de Imprensa
Imagens: Divulgação Assessoria / Cleiton Thiele / Pressphoto


Palácio dos Festivais - Gramado (RS) | Festival de Cinema de Gramado

Veja também