CREAS Araranguá destaca importância ao Dia do Idoso

Todo sênior tem direito de ser tratado com respeito e dignidade, segundo Estatuto do Idoso

Neste dia 15 de Junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Araranguá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação do município, busca sensibilizar a sociedade para a importância do cuidado adequado aos idosos. De acordo com o Estatuto do Idoso, são consideradas idosas as pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

Neste dia, assim como em todos os outros, precisamos refletir sobre o modo como nossos idosos estão sendo tratados. Todo sênior tem direito de ser tratado com respeito, dignidade, ter sua opinião e expressão respeitada e de usufruir da convivência familiar e comunitária, dentre outros direitos instituídos pelo Estatuto do Idoso:

“Art. 2o O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

Art. 3o É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.”

A equipe do CREAS destaca a importância de tratarmos nossos idosos como gostaríamos de ser tratados e, ao visualizar alguma situação de maus tratos à pessoa idosa, solicitamos que vocês não se omitam e denunciem, seja pelo Disque 100, Delegacias de Polícia ou no CREAS.

A violência contra o idoso pode se manifestar das seguintes formas:

Violência física: Todo ato violento com uso da força física, como empurrões, tapas, beliscões.

Violência psicológica: Toda forma de desprezo, como palavras e gestos que buscam aterrorizar e humilhar.

Violência patrimonial: Conduta que configura retenção, subtração, destruição parcial ou total de objetos, documentos, bens ou recursos econômicos.

Negligência: Omissão, por parte de familiares ou instituições, aos cuidados com os idosos.

Respeitar os idosos é tratar nosso próprio futuro com respeito!

A equipe técnica do CREAS é composta pela Coordenadora: Vilma Alexandre Okamoto, psicólogas Kelly Fritzen e Kelly Bôlla, assistentes sociais Amélia Priscila Bombazaro e Ana Calegari.

Da Assessoria de comunicação Prefeitura de Araranguá

 

 

Veja também