Criador da SPFW fala sobre carreira e empreendedorismo

Paulo Borges esteve em Criciúma, na noite desta quinta-feira, para o SPFWDay

 

Empresários, estilistas, estudantes e demais profissionais ligados ao setor de moda na região Sul catarinense prestigiaram, na noite desta quinta-feira, dia 3, uma palestra com o criador da São Paulo Fashion Week (SPFW) – o maior evento do segmento na América Latina, Paulo Borges. O encontro ocorreu na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), uma realização do Sebrae em parceria com o Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD) e com apoio local do Núcleo de Moda Sul Catarinense (NMSC).

A ação faz parte da programação do projeto São Paulo Fashion Week Day (SPFWDay), o qual tem o objetivo de promover um ambiente de inspiração e troca de conhecimentos para micro e pequenas empresas locais, a partir de temas explorados na última edição da SPFW: tendências de mercado, experiências de estilistas e marcas de alto valor agregado.

Borges, que trabalha com moda há 35 anos e é considerado um visionário neste meio, também conceceu uma entrevista coletiva para a imprensa e contou um pouco sobre a sua carreira, o que o motiva e inspira e destacou a importância da visão empreendedora para quem trabalha com moda. “Nossa relação com o Sebrae parte desse modelo do empreendedorismo. Você cria uma cadeia de sustentabilidade na moda, com várias células, e depois esse processo permanece porque é bem desenvolvido. É assim que uma região inteira pode se fortalecer em torno de um mesmo mercado”, destacou.

De acordo com o coordenador regional do Sebrae/SC, Murilo Gelosa, a parceria com o IN-MOD é muito importante porque mostra a força da região. “Temos outros pólos de moda em Santa Catarina, mas o Instituto priorizou o Sul na hora de vir ao estado. Isso porque Criciúma e região têm um bom histórico na confecção de roupas, mas, nos últimos anos, os profissionais passaram do conceito de fazer roupa para o conceito de produzir moda, o que fez a diferença e nos garantiu maior visibilidade neste mercado”, pontuou Gelosa.

O palestrante ainda deu detalhes sobre a sua forma de trabalhar e o que ele acredita que tenham sido os diferenciais que o colocaram no papel de destaque que desempenha hoje. “Quando todos pensavam em grandes desfiles com festas e mega eventos, pensávamos em algo a mais, queríamos conteúdo. Assim nasceu o SPFW. Foi questão de enxergar diferente. Para mim, a moda é algo que precisa emocionar, gosto de pensar a moda como uma conexão de emoções, e é isso que atrai e também emociona as pessoas”, afirmou Borges.

O presidente do NMSC, Eduardo Rizzotto, lembrou que a moda mudou muito nos últimos anos e que a SPFW foi uma das responsáveis por esta evolução. “Antes, as semanas de moda eram para estilistas e jornalistas; hoje, são feitas para todo público, e todo tipo de pessoa deseja conhecer esse mundo. A vinda de profissionais renomados da SPFW para a nossa região, como o Paulo Borges, mostra que aqui tem potencial, comprova a nossa capacidade de criação, mas também é uma ótima oportunidade para os profissionais adquirirem conhecimento e se atualizarem”, ressaltou Rizzotto.

A SPFWDay segue nesta sexta-feira, dia 4, com workshops voltados ao tema “Jovens e Cultura”. A partir das 15 horas, também na Acic, Mariana Santiloni, da multinacional global de tendências WGSN, abordará um novo olhar estratégico sobre a comunicação das marcas com os mais distintos consumidores. Na sequência, Raphael Varandas, da Cotton Project, que estreou na SPFW 2016, irá apresentar o case da marca, ligada ao skate e ao surf, que hoje se apresenta como um projeto consolidado, de ampla conexão digital.

O segundo e último dia do evento na cidade terá encerramento, às 17 horas, com uma mesa redonda para reflexão dos temas apresentados, além de discussão sobre o mercado de moda e o contexto local. A atividade será conduzida pelo diretor de conteúdo da FFW, Augusto Mariotti. Todas as atividades são abertas ao público em geral, mediante inscrição prévia no link: https://www.sympla.com.br/spfwday-sc__161249. Outras informações podem ser obtidas no Sebrae Criciúma, pelo telefone: 3403-2200.

Texto: Carol Bortot

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