Design essencial e inovação na palestra de Marcelo Rosenbaum

Renomado profissional esteve em Tubarão, a convite do Sebrae/SC e da Prefeitura Municipal

Nômade, comunicador, ativista, design, empresário e curioso. É dessa forma que o próprio Marcelo Rosenbaum se define. Na passagem por Tubarão nessa quarta-feira, dia 20, o renomado profissional compartilhou suas vivências com o público presente na Arena Estener Soratto, a convite do Sebrae/SC e da Prefeitura de Tubarão.

A palestra teve como tema central o ‘Design Essencial’ e o engajamento de Rosenbaum em projetos sociais no chamado ‘Brasil Profundo’, comunidades esquecidas nas regiões Norte e Nordeste do país. É em localidades como Várzea Queimada, um povoado de 900 pessoas, no sertão do Piauí, que o designer atua no resgate da produção artesanal, por meio do projeto ‘A Gente Transforma’, um processo que une talentos locais com modernas técnicas de design e arquitetura.

“Com a aplicação de novas tecnologias, como a autoconstrução, a permacultura e a interdisciplinaridade, estimulamos o potencial de desenvolvimento das comunidades. Os resultados revelam saberes ancestrais, promovem resgate cultural e, consequentemente, geram oportunidades de renda”, explica Rosenbaum.

A presença de Rosenbaum em Tubarão representa o início de um projeto com foco na economia criativa encabeçado pelo Sebrae/SC e a Prefeitura de Tubarão, com a curadoria da empresária Cláudia Silvestre, da Formus Movelaria. Variadas ações serão desenvolvidas por pelo menos seis meses. Também estão à disposição no Celeiro + Silo Formus dois cadernos de macrotendências que poderão nortear a confecção de produtos de variados segmentos. Interessados em consultar os materiais, gratuitamente, devem fazer o agendamento na unidade do Sebrae/SC, em Tubarão, pelo fone: 3626-4580.

“Ao longo desse período teremos oficinas voltadas à criatividade para alguns setores da região, como turismo, moda, alimentação, artesanato, decoração, entre outros. A troca de ideias e experiências será fundamental entre os atores do processo criativo do município. O design será nosso norte na produção de produtos inovadores, que possam agregar valor e uma identidade local”, explica a analista do Sebrae/SC em Tubarão, Juliana Ghizzo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Tubarão, Giovani Bernardo, cita a expansão da mentalidade como principal benefício em eventos como esse. “As pessoas envolvidas começam a pensar diferente e percebem que podem fazer melhor, algo que agregue mais valor, que gere mais oportunidade de emprego e renda, que gere melhores resultados”, analisa Giovani, e relata que a partir de janeiro de 2020 o município ganhará um Cocreation Lab, pré-incubadora de projetos de economia criativa para fomentar esses negócios.

Texto: Caroline Bortot - Assessoria de Imprensa Regional Sul Sebrae/SC

Fotos: Divulgação

Veja também