Dia Mundial da Educação: desafios impostos e importância
Celebrar o Dia Mundial da Educação neste dia 28 de abril com aulas presenciais suspensas em todo o mundo pode parecer uma ironia. Crianças, adolescentes e adultos distantes das salas de aulas e o mundo passando por um dos maiores problemas de saúde pública já registrados na história. O cenário, de fato, não se mostra simples, porém reforça a importância da educação em todas as dimensões.
Na Unesc e no Colégio Unesc, por exemplo, o empenho e a superação de desafios se mostram ainda mais fortes diante das mudanças. Se ao longo dos semestres, com a sociedade caminhando em ritmo normal, os enfrentamentos em defesa da importância da educação já são constantes, em um momento de desafios multiplicados, ela faz parte da reinvenção do todo e se mostra ainda mais essencial no cenário.
Para a pró-reitora Acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toretti, a educação é uma das estratégias de maior importância para a transformação social, tendo em vista que a todo instante, professores e estudantes precisam se reinventar.
“Essa renovação é necessária na medida em que a educação está pautada diretamente na relação entre as pessoas e o mundo onde estão inseridas, sua relação com a sociedade. O cenário presente muda rapidamente e somos convocados a nos reinventar, todos os dias. Educar, em meio a uma pandemia é exemplo disso. Todos nós, a partir da realidade e com as habilidades que já tínhamos, nos adaptamos, desenvolvendo novas formas de ensinar e aprender”, salienta.
Tamanha dedicação em encontrar os melhores caminhos para educar, conforme Indianara, se explica pela consciência da importância de tal relação, a de professor e aluno.
“Educar é um ato de amor, de desenvolvimento da autonomia. Deve, portanto, devolver competências e habilidades para uma atuação presente e futura, que possibilite análise crítica para um processo de transformação que torne este mundo cada vez melhor. Estamos plantando sementes de mudança, de esperança, tudo com muita solidez e embasamento”, completa.
O papel de uma escola e, ainda mais, de uma Universidade que guia o aprendizado diante deste e de cenários tão desafiadores nas mais variadas áreas, é de ensinar a aprender, ensinar a inovar.
“Cada vez mais, o processo de ensino-aprendizagem deve estar pautado na realidade e nas tendências que o futuro nos aponta. Cada vez mais habilidades socioemocionais, digitais, de trabalho em equipe, são exigidas. A este trabalho de desenvolvimento de competências, pautado em problemas reais e com foco no futuro chamamos de inovação na educação”, acrescenta.
A data
Desde 2000 o dia 28 de abril é lembrado como Dia Mundial da Educação em alusão ao Fórum Mundial de Educação em Dakar, evento realizado em Senegal, no qual 164 governos montaram “Marco de Ação de Dakar, Educação para Todos: Cumprindo nossos Compromissos Coletivos”. Tal documento lançara uma agenda de metas para a educação em todo o mundo até 2015.
Ao longo dos anos de vigor da agenda foram conquistadas algumas das metas, porém, conforme os relatórios realizados pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), não foi possível alcançar o pretendido. Apesar dos esforços empreendidos por governos, sociedade civil e comunidade internacional, o mundo não alcançou a Educação para Todos”, destaca o documento publicado como forma da de monitorar o progresso, destacar lacunas persistentes e fazer recomendações para a agenda global de desenvolvimento sustentável pós-2015.
Entre os avanços destacados à época pela Organização estiveram, por exemplo, a diminuição quase pela metade do número de crianças e adolescentes fora da escola entre os anos de 2000 e 2015, número que ainda hoje está longe de ser ideal.
Fonte: Assessoria de Imprensa Unesc
fotos: Divulgação