Diva’s Black: concurso destaca a beleza da mulher negra
Um evento carregado de valores e de propósito, o 4º Concurso Diva’s Black tem se consolidado como símbolo de representatividade no estado de Santa Catarina. O objetivo é valorizar a beleza da mulher negra, mas a iniciativa acaba contemplando muito mais do que isso: empoderamento, oportunidades, visibilidade e muitos outros elementos sociais são trabalhados e destacados pelo evento, que chega a sua etapa final nesta sexta-feira (27/11). A partir das 19 horas, o encontro poderá ser assistido ao vivo em Unesc.net/UnescTV
A ideia nasceu em 2016, com a criação da marca de roupa Diva’s Black. Assim que o projeto saiu do papel, Franki dos Passos, acompanhado de Lidiane Serafim Francisco e Jhenifer Oliveira, inscreveu a ideia no Plano de 60 dias da Unesc. Foram três fases de mentoria, com o objetivo de consolidar o empreendimento. Após o processo, mais uma vez a opção foi por fortalecer o projeto na Universidade com a entrada no Programa Mentoring. “Como éramos novos, nossa ideia foi buscar capacitação para entrar de fato no mercado”, contou.
Não demorou para que a marca Diva’s, voltada ao público afro, encontrar um de seus pilares mais fortes. Logo, o objetivo foi ser mais do que um negócio, e impactar à sociedade de verdade. Entre as ações, o Concurso foi pensado. “É uma maneira diferente de enfrentar o preconceito. A renovação de ideias é essencial. Não podemos lutar novas batalhas com armas antigas e devemos investir em projetos que transformem vidas de verdade. Nossa resposta tem de ser ocupar os espaços, e é isso que o Concurso propõe”, evidenciou Passos.
Após quatro anos, em 2020 o Diva’s Black já se consolida como uma marca de representatividade e valorização negra. Com inscrições de todo o estado, mais de 300 mulheres já passaram pelo projeto, que devido a pandemia está sendo realizado de forma virtual.
Mediadora do evento, a professora e coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo, Cristiane Dias, acompanhou o projeto desde a criação. Para ela, a ideia nunca foi criar uma marca de roupa, mas criar um projeto alinhado com o empreendedorismo social, com as questões étnico-raciais, da valorização da mulher negra e do envolvimento dos jovens nesta luta.
Cristiane também relata o encanto de encontrar, nos bastidores do evento, histórias reais de transformação pessoal. “Quando eu visto essa marca, eu quero trazer um recado para a sociedade e mostrar a bandeira do que acredito. Não é só uma peça de roupa, é a representatividade. Além de tudo isso, quando a gente fala que um empreendimento tem de ter propósito, essa consolidação aparece neste projeto”, destacou.
Uma ideia que cresceu dentro da Unesc, o Diva’s Black contempla os pilares da Universidade, conectando ensino, pesquisa e extensão. “Tivemos o envolvimento dos alunos do curso de Administração, que contribuíram para a iniciativa por meio de consultorias, e o envolvimento da sociedade, que vem buscar apoio e se encontrar” completou Cristiane.
Para participar da edição 2020, as participantes gravaram e enviaram vídeos destacando o porquê deveriam ser a escolhida, além de enviar fotos. “A busca vai além do padrão. Queremos ver representatividade, conhecer e destacar suas trajetórias de vida, estimular impactos sociais e mostrar que a mulher negra é bela e capaz de conquistar qualquer coisa”, pontuou Passos.
A Universidade, por meio do Núcleo de Empreendedorismo, é parceira do 4º Concurso Diva’s Black. Para ser parceiro nesta transformação social basca entrar em contato nas redes sociais ou no telefone (48) 9 9600-0965.
Fonte e Imagens: Aicom / Assessoria de Imprensa Unesc