Estudar o idioma que gosta ou o que o mercado exige?

O porque se deve ter o inglês como segunda língua para o mercado de trabalho

É comum ouvir que existem pessoas com facilidade em aprender um segundo ou terceiro idioma. No entanto, a hora de escolher qual língua estudar poder ser um problema, mesmo que a pessoa tenha aptidão. Muitas pessoas ficam em dúvida entre escolher o idioma que tem maior afinidade ou o que mesmo sem tanta simpatia, é a língua que incrementará o currículo. O que pode ser decisivo na hora de conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

Para coordenador do Instituto de Idiomas e Cultura do Campus Tubarão, professor Davis Roberto Naspolini Nascimento, essa escolha depende muito da situação que a pessoa se encontra. “Mas se ela ainda está ativa no Mercado de Trabalho e ainda luta por uma situação profissional e econômica mais estável, então, sem sombras de dúvidas, aprender a língua que o mercado exige é a melhor opção”, diz o professor.

O professor Davis explica que a língua inglesa é o idioma que mais pesa em uma contratação, embora exista algumas especificidades. O inglês é uma língua internacional, uma língua falada por todos, em qualquer situação, em todos os cantos do mundo. Grandes empresas, na hora da entrevista, partem do pressuposto que o candidato domine mais de uma língua, ou seja, geralmente perguntam se além do inglês, quais são os outros idiomas que a pessoa fala. “A língua inglesa hoje, gostando ou não, é uma ferramenta indispensável de interação com as dimensões internacionais e multiculturais”, reforça o professor.

Mas, e quando a pessoa sente dificuldade em aprender um segundo idioma, mas deseja estudar, o que ela deve fazer?

Veja abaixo as dicas que o professor Davis Naspolini oferece:

– Tenha foco, dedicação e persistência. São atitudes importantes no aprendizado de uma língua estrangeira;
– Busque por uma escola ou um profissional comprometido com seu aprendizado;
– E o mais importante de tudo: aprenda o idioma dentro de seu ritmo, sem medo de errar.

Na Unisul existem diversas opções para quem deseja estudar outros idiomas.

No Campus Tubarão o contato pode ser feito pelo e-mail: davis.naspolini@unisul.br, ou pelo telefone 48 3621- 3962.

No Campus Grande Florianópolis – o contato pode ser feito pelo e-mail: programa.linguas@unisul.br, ou pelo telefone 0800-9707000.

 

Release: Cilene Macedo / Gestão da Comunicação Institucional

Veja também