Expor a criança à sujeira faz bem? Descubra a "vitamina S"

Saiba como lidar com germes, bactérias e sistema imunológico

Para a criança que está explorando o mundo, é natural tocar na grama, terra e areia durante as brincadeiras. A "vitamina S" se refere a milhares de bactérias que são benéficas ao organismo e não causam doenças.

Há pesquisas sugerindo que manter a criança protegida em ambientes extremamente limpos, sem deixar que se suje, pode deixá-la mais suscetível a doenças no futuro. Entrar em contato com germes e bactérias, porém, fortaleceria seu sistema imunológico protegendo-a contra alergias e outras doenças. Apesar da teoria ainda controversa, tudo depende da interação entre a genética, o tipo de bactéria e em qual momento da vida a criança é exposta. O sistema de defesa começa a se formar durante a gestação e o primeiro contato com bactérias acontece durante o parto.

Bactérias do bem

A explicação é que uma parte essencial do desenvolvimento da imunidade se dá nos primeiros anos de vida. Se não há contato intenso com substâncias estimulantes, como poeira e terra, durante sua fase de amadurecimento, o sistema imunológico desvia sua resposta para ataques exagerados contra o próprio indivíduo, como nas alergias.

Segundo os pesquisadores, além de ser impossível manter crianças em um ambiente totalmente limpo, impedir que se sujem brincando na terra, no parquinho ou em qualquer lugar aumenta o risco de desenvolverem doenças ligadas ao sistema imunológico.

A exposição a certas sujeiras leva a criação de respostas imunológicas naturais que reduzem o aparecimento futuro desta e outras doenças, melhorando a microbiota do indivíduo.O uso desenfreado de antibióticos também não pode ser desconsiderado, uma vez que eles matam também as bactérias "do bem", prejudicando esse equilíbrio desejado.

A dica para não cair em excessos é saber a diferença entre higiene e limpeza. Higiene é um conjunto de atitudes adequadas que podem prevenir doenças, como lavar as mãos. Já limpeza considera que uma criança em contato com lama, terra ou areia está suja e deve ser lavada imediatamente, quando na verdade isso não oferece nenhum risco para a sua saúde.

Fonte: Minha Vida

Foto: Z1 Portal de Notícias

Veja também