Fashion Revolution Week: a moda tem que ser boa para todos

A semana traz discussões sobre o mercado da moda e como ele pode ser mais sustentável

 

Fashion Revolution Day é um movimento criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável que se uniram depois do desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh no dia 24 de abril de 2013 que deixou 1.133 mortos e 2.500 feridos. A campanha surgiu com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo, mostrando ao mundo que a mudança é possível através da celebração dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável e criar conexões exigindo transparência.

A moda é uma força a ser considerada. Ela inspira, provoca, conduz e cativa. O Fashion Revolution quer ajudar a tornar a moda uma força para o bem.“O Fashion Revolution Day promete ser uma das poucas campanhas verdadeiramente globais a surgir neste século”, diz Lola Young, criadora do Grupo Parlamentar de Todos os Partidos sobre Ética e Sustentabilidade na Moda no Reino Unido.

A co-fundadora do movimento, Orsola de Castro, completa: “Nós queremos que você pergunte: ‘Quem Fez Minhas Roupas?’. Essa ação irá incentivar as pessoas a imaginarem o “fio condutor” do vestuário, passando pelo costureiro até chegar no agricultor que cultivou o algodão que dá origem aos tecidos. Esperamos que o Fashion Revolution Day inicie um processo de descoberta, aumentando a conscientização sobre o fato de que a compra é apenas o último passo de uma longa jornada que envolve centenas de pessoas, realçando a força de trabalho invisível por trás das roupas que vestimos”.

Fashion Revolution Week

A Fashion Revolution Week, que começou nesta segunda, 24, e vai até o dia 29 de abril, sábado,  é um evento que traz uma série de rodas de conversa, oficinas de tingimento natural de tecidos, upcycling de roupas e acessórios, costura para crianças, além de oficina contínua de tricô e crochê e uma feira de trocas de até 15 peças de roupa. Tudo isso como forma de conscientizar e mostrar a necessidade de boas condições de trabalho para o mundo da moda.

Lembrando que o evento é gratuito e aberto ao público, mas para algumas das atividades é necessária a inscrição prévia.

Veja também