Firjan Senai produz peças que acionam a circulação e controlam a pressão
Saia com fenda, salto alto e jaqueta jeans. Nada de looks de garotinha. Essas são roupas criadas especialmente para mulheres acima dos 60, da chamada geração prateada, criadas por alunos do Espaço da Moda da Firjan Senai Nova Friburgo.
Eles elaboraram uma coleção disruptiva voltada para atender às necessidades da nova mulher madura. Prova desse trabalho foi visto em desfile na 8ª edição da Veste Rio, na principal passarela do evento. Além do estilo, as peças foram elaborados para oferecer saúde e tecnologia às mulheres. O Magnetic Body, por exemplo, tem pontos magnéticos para acionar a circulação, e a blusa de mangas leva um aparelho que controla a pressão arterial (Health Control).
Aos 63 anos, a modelo Beth Motta estampou o ensaio produzido para o projeto - Divulgação
“Nossos estudantes elaboraram modelos que conectam saúde, conforto, tecnologia e bem-estar, respeitando, acima de tudo, o estilo da mulher madura que sabe o que quer.”, afirmou a coordenadora do curso de moda, Millena Carriello.
“Já via esse tipo de editorial em revistas da Europa, mas agora percebo que essa preocupação está chegando também no Brasil. Fiquei muito feliz em poder reforçar a beleza dos meus fios brancos em combinação com os looks inovadores”, completa no auge dos seus 63 anos, a modelo Beth Motta, que estampou o ensaio produzido para o projeto.
A chamada Geração Prateada ganha cada vez mais protagonismo nas frentes de consumo. Segundo dados da ONU, o mundo conta com 962 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Nesse contexto, dados do Instituto Brasileiro de Pesquisas e Estatísticas indicam que os consumidores seniores já representam quase 20% do consumo no mercado. As pesquisas indicam que é preciso, sim, dar um novo sentido aos hábitos de consumo desse público que apresenta uma vida social ativa e busca produtos personalizados. Vale destacar que o Brasil aparece como um dos países com envelhecimento populacional mais acelerado do mundo. Em aproximadamente 32 anos, ocupará a sexta posição em maior parcela da população.
Fontes: Fashion Network e Assintecal