Geoparque Cânions do Sul e DNIT lançam tour virtual em geossítios

O lançamento do tour virtual será no entorno das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/S


O Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, aspirante à Geoparque Mundial da Unesco, e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizam neste sábado, dia 24 de abril, o lançamento do tour virtual nos geossítios do entorno das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC. Quatro vídeos com visão 360° de geossítios de Timbé do Sul e Morro Grande serão lançados no canal do Youtube do Geoparque em comemoração ao I GEODIA Nacional.

O foco do GEODIA é a divulgação das geociências para o público em geral. O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBR), da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), da FEBRAGEO (Associação Brasileira de Geólogos e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

O tour virtual vai proporcionar a experiência de uma visita aos geossítios Portal do Palmiro, Cachoeira da Cortina, Paleotocas da Três Barras e Cachoeira do Bizungo. O principal objetivo é inserir o público nesta experiência, valorizando as paisagens e os sons da natureza, nos diferentes cenários das trilhas que levam aos geossítios revelando uma grande oportunidade de contemplação da geodiversidade e biodiversidade mesmo à distância. O tour virtual se apresenta também como um importante recurso pedagógico que será utilizado em atividades educacionais nos municípios do território. 

A realização foi possível através da parceria entre o Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul e a Gestão Ambiental da BR-285/RS/SC (STE S.A.). A produção é da Rastro Ecologia Criativa e do HUBITTAT.

Além do nosso tour virtual, o GEODIA apresentará 12 horas de atividades simultâneas, das 9 h às 19 h, com a participação de diferentes grupos e entidades de todos os estados do Brasil. A programação está dispoinível no site: https://www.ageobr.org/geodia 
 
 
Fonte e Imagem: Priscila Ventura Gamba / Assessora de Comunicação Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul

Veja também