Giro Dia Mundial da Água: Principais eventos na Região Sul
O Dia Mundial da Água é lembrado nesta sexta-feira (22), mas todo dia é importante para fortalecer e reforçar o alerta em relação ao consumo excessivo, bem como à falta de cuidados na preservação dos recursos hídricos. Por isso, buscamos preparar um giro sobre os eventos realizados nesta data tão importante.
Urussanga
O Comitê da Bacia do Rio Urussanga em parceria com a Fundação do Meio Ambiente (FAMU) e Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), realizaram uma ação na Praça Anita Garibaldi onde houve a distribuição de cartilhas, adesivos, banners, água, atividades para comunidade e distribuição de material educativo nas escolas do município.
“Nosso intuito juntamente com o SAMAE é conscientizar as pessoas para utilizarem a água de forma corretamente. Através dessas ações educativas nós orientamos nossas crianças para que desde já se conscientizem”, ressalta o superintendente da FAMU, Marco Roberto Zanelatto. "A conscientização também tem que partir da população, por isto este trabalho é tão importante”, acrescenta o diretor do SAMAE, Filipo de Brida.
Criciúma
Comemorando o Dia Mundial da Água, na Praça Nereu Ramos, a ação proposta pelos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Biológicas, Geografia e Artes, do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) e outros setores da Universidade, foi sobre atividades de conscientização e preservação do Rio Criciúma.
O evento conta ainda com a parceria de dez escolas do município e seu principal objetivo é a sensibilização da comunidade e a revitalização do Rio Criciúma. “Além disso, lutamos pela restauração e a criação de condições que possamos introduzir o rio na paisagem da cidade, pois ele não está morto, ele está escondido”, comenta o coordenador da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc, Carlyle Torres Bezerra de Menezes.
Nova Veneza
Nesta quarta-feira (20), houve uma palestra para os alunos da Escola de Educação Básica Abílio César Borges, de Nova Veneza, tendo como tema a atuação do Comitê da Bacia do Rio Araranguá, com distribuição de material educativo.
Araranguá
Com objetivo de contribuir com a preservação e promover uma gestão eficiente da água disponível, o Comitê Araranguá tem atuado em ações efetivas, que visam resultados positivos a médio e longo prazo.
Nesta quinta feira (21), o Comitê realizou sua 52ª Assembleia Geral Ordinária, na sede da Epagri, em Araranguá.
Aconteceu nesta sexta-feira (22), 2ª edição do “Redescobrindo a Bacia do Rio Araranguá”, para autoridades e imprensa da região, com passeios de barco até o ponto de encontro entre os Rios Itoupava e Mãe Luzia.
Fontes: Comitê Araranguá, Prefeitura Urussanga e UNESC
Fotos: Prefeitura Urussanga e Willians Biehl