Giro Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Principais ações voltadas ao conhecimento e informação

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que compromete as habilidades de comunicação e interação social, possuindo vários níveis e tipos. O conhecimento é fundamental para a inclusão e qualidade de vida para as pessoas que tem TEA (Transtorno do Espectro Autista). Então vamos ao Giro de ações feitas nesse dia tão importante.

Araranguá

O Dia Mundial do Autismo em Araranguá foi marcado por ações na Secretaria da Saúde, servidores das unidades usaram o azul para identificar a data,  na sede da Secretaria de Educação funcionários usaram a camiseta da campanha e nas escolas e centros de educação infantil, além dos balões, os alunos receberam informações sobre o autismo.

O grande diferencial desse ano foi no bairro Nova Divinéia, a Escola Básica Municipal Nova Divinéia, realizou duas passeatas por ruas da comunidade. Alunos e professores portavam faixas e cartazes chamando a atenção dos moradores para a importância da data, totalizando a participação de todos os 512 alunos da escola.

Segundo a diretora do educandário, professora Iná Helena Pereira de Aguiar, a mobilização “é uma manifestação de solidariedade aos pais e aos autistas”, ressaltou. Durante a semana foram realizados diversos trabalhos nas classes da escola e os funcionários trabalharam de azul.

Balneário Arroio do Silva

As escolas e centros de educação infantil se mobilizaram e realizaram atividades diferenciadas voltadas ao conhecimento e conscientização, o tema foi evidenciado e cartazes informativos foram produzidos e fixados nas escolas como no caso da atividade realizada na Escola Jardim Atlântico e na Escola Professora Jaira Vieira Borges.

No CEI, Centros de Educação Infantil, Terezinha Uliana o dia contou com muitas atividades, como vídeos sobre o assunto e produzidas lembrancinhas aos alunos. “Agradeço a equipe pelo lindo trabalho de conscientização”, destaca a diretora do CEI, Joelma dos Santos que ainda registra que o CEI conta com auxílio da professora Aline Macan que desenvolve um trabalho especializado na unidade.

No Centro Infantil Carmem Matos Borges o dia foi também de muitas atividades voltadas a conscientização sobre o autismo, fazendo com que as crianças aprendessem um pouco mais sobre as características do Transtorno do Espectro Autista (TEA).  “Juntamente com o projeto do Apoio Pedagógico Especializado (AEE), que tem como responsável a professora Aline Macan, estão sendo desenvolvidas durante a semana várias atividades pedagógicas com os alunos autistas. As atividades são readaptadas para cada aluno, respeitando suas limitações”, explica a diretora da unidade Cheila Silvestre. A secretária de educação, Kátia Rosângela Timboni Teixeira, a diretora de ensino, Roselane Hespanhol Mattos Gomes, acompanharam as atividades nas unidades de ensino.

Criciúma

Quem passou pela Praça Nereu Ramos, em Criciúma, nesta quarta-feira (3/4) pode saber mais sobre o TEA (Transtorno Espectro Autista), além de conhecer o trabalho da AMA-REC/SC (Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Região Carbonífera de Santa Catarina), de Criciúma. A AMA, em parceria com a Unesc e o Hospital São José realizaram uma ação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril e chamaram a atenção para a necessidade do olhar atento dos pais aos filhos, do tratamento terapêutico e da socialização do autista.

A professora e pesquisadora do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc), Cinara Ludvig Gonçalves, que atua na linha de pesquisa sobre Autismo, explica que dentro do TEA existem graus diferentes, que vai de branda até uma incapacidade maior, afetando a sociabilidade e a fala, por exemplo. “A Unesc está aqui hoje para representar a sua preocupação com a causa. Foi criado o grupo de pesquisa Neurologia Experimental porque vimos a necessidade de mais estudos, já que no Sul de Santa Catarina a prevalência do autismo é alta”, comenta Cinara.

Segundo a pesquisadora, o objetivo é entender os mecanismos fisiopatológicos do transtorno e também saber mais sobre o perfil do paciente autista no Sul do Estado. “A linha de pesquisa do PPGCS vai trabalhar com o Transtorno do Espectro Autista e fatores de risco, focando em entender a influência dos fatores no desenvolvimento do autismo. Sabemos que há fatores genéticos e ambientais que estão interagindo no desenvolvimento do transtorno e queremos também saber se na região existe algum fator específico que colabore para o desenvolvimento do TEA”. 

Fotos: Milena Nandi, Prefeitura do Balneário Arroio do silva e Prefeitura de Araranguá

Fontes: UNESC, Prefeitura do Balneário Arroio do silva e Prefeitura de Araranguá

Veja também