Gramado terá quatro Concierges Turísticos e Culturais

Objetivo de tornar-se um espaço de convivência harmônica entre visitantes e comunidade

 

A Prefeitura Municipal de Gramado, através da secretaria de Cultura, realizou concessão de espaços públicos com o objetivo de revitalizar os antigos Largos Culturais. Os quatro espaços serão revitalizados, passando a se chamar Concierge Gramado e estarão sob administração do Display Card.

A Prefeitura Municipal percebeu nestes espaços uma oportunidade de transformá-los em locais atrativos e modernos seguindo o conceito Smart Cities, isto é, cidades inteligentes, onde um espaço urbano torna-se inovador utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e outros meios para melhorar a qualidade de vida, a eficiência das operações e serviços urbanos, atendendo as necessidades das pessoas. A Prefeitura de Gramado tem como objetivo utilizar a tecnologia na interação dos moradores e turistas com a cidade.

Os Concierges de cidades são uma iniciativa inédita – única no Brasil. São voltados para atender o visitante, valorizar o destino, apresentando o que a cidade tem de melhor. Além disso, tem o intuito de tornar-se um espaço de convivência harmônica entre visitantes e comunidade, inclusive com mobiliário urbano que proporciona segurança e conforto, sem falar na acessibilidade que facilita a chegada de pessoas com mobilidade reduzida.

Cada Concierge terá sua identidade e infraestrutura definida pela localização. Terá também seu calendário de atividades, atendimento permanente, equipe própria e horário de funcionamento conforme a demanda turística.

O conceito dos Concierges são: cultura, turismo, sustentabilidade e tecnologia.

SUSTENTABILIDADE

Os Concierges terão infraestrutura moderna e inovadora, com forte conceito de sustentabilidade.

Para o projeto de sustentabilidade foram selecionados materiais que em sua construção propõe minimizar o consumo de recursos naturais e potencializar a sua reutilização:

- Toda a estrutura é em ferro e madeiras autoclavadas de florestas renováveis.

- Telhado verde que proporciona conforto térmico e beleza, utilizando espécies nativas da região.

- Placas fotovoltaicas para geração de energia, que permitem a iluminação do ambiente – feita por lâmpadas de LED, carregadores de celulares e equipamentos eletrônicos. Além de retornar seu excedente de energia para a rede pública do município.

- Lixeira ecológicas com separação de materiais.

- Bicicletário  motivando práticas saudáveis e de contato com a Natureza.

- Empréstimo de guarda chuva em dias que o clima o exige.

TECNOLOGIA

- Site e aplicativo

- Acesso ao sistema wi-fi para internet

- TV Concierge que contará a história da cidade e divulgará projetos sócio-culturais e educativos

- Equipamentos tecnológicos de última geração

- Mesa indutora de campo magnético para carregar o celular

- Central de autoatendimento

TURISMO

Os Concierges Gramado terão guias exclusivos com Mapa Turístico e roteiros com divulgação da rede hotelaria, gastronomia, lazer, compras, serviços. Também estarão disponíveis ingressos e vouchers para as mais variadas atividades. Além de, é claro, do atendimento por uma pessoa treinada para a função.

CULTURA

Os Concierges Gramado serão espaços de convivência para divulgar ações comunitárias sócio-culturais e educativas. Também serão um espaço de manifestações culturais - seja ela música, dança, artesanato, literatura ou outro movimento, coordenado pela Secretaria de Cultura, obedecendo as regras dos Artistas de Rua.

SERVIÇOS PRESTADOS:

- água quente para Chimarrão

- empréstimo de bicicletas

- empréstimo de guarda chuva

- carregar telefones celulares e eletrônicos

- acesso ao sistema wi-fi para internet

Os Concierges Gramado serão mais um reforço da Prefeitura Municipal ao status que tornou a cidade famosa:  "a Europa Brasileira'.

Os Concierges Turísticos estarão nos seguintes espaços:

- Parque do Lago Negro

- Esquina Angelo Bisol com Av. Borges de Medeiros

- Esquina João Petry com Av. Borges de Medeiros

- Belvedere do Vale do Quilombo

Fonte: Aline Viezzer  | Colunista Social e Cerimonialista

Veja também